BRANDS' TRABALHO O poder de ser um Best Workplaces

  • BRANDS' TRABALHO
  • 25 Março 2024

Nos ambientes de trabalho, existe uma dicotomia entre a visão dos colaboradores e a visão da liderança.

Se, por um lado, os colaboradores querem ser ouvidos, valorizados, apoiados, cuidados, desenvolverem-se e serem respeitados – independentemente de quem são ou da função que desempenham, por outro lado, a liderança quer crescer, inovar e superar os seus resultados e os seus concorrentes, quer níveis elevados de produtividade.

E não seria bom ter estas duas visões no mesmo ambiente de trabalho, na mesma empresa? Uma cultura organizacional que coloca as pessoas em primeiro lugar e atinge os resultados financeiros? Será que isto é possível? Estão enganados todos aqueles que, quando falamos em produtividade, lucros, receita, retenção e inovação, pensam que isto não significa ter uma cultura forte. E, sim, é possível ter uma cultura focada nas pessoas e com resultados financeiros que superam o mercado.

Os nossos quase 25 anos a ouvir colaboradores e empresas em Portugal confirmam-nos isso. E os indicadores dos Best WorkplacesTM em Portugal de 2024 provam que investir nas pessoas faz realmente a diferença e impacta positivamente o negócio, com o conjunto das 50 Best WorkplacesTM a registarem um índice de confiança superior ao mercado, em 12pp. De sublinhar que o índice de confiança (89%) desta edição é o mais elevado da história da Great Place to Work® no nosso país.

Mas não é só o índice de confiança que é superior, os Best WorkplacesTM registam:

  • Um aumento da receita superior em 14pp face ao mercado;
  • Um crescimento do número total de colaboradores 9pp superior ao mercado.
Sandra Coelho, Senior Culture Coaching Manager, Great Place to Work

Outra medida de produtividade prende-se com a motivação, a vontade de ir trabalhar é 12pp mais elevada e a disposição para dar mais de si no trabalho é 14pp mais elevada nos Best Workplaces™ em comparação com um local de trabalho típico. O que ainda é mais notável é o facto de os elevados índices de produtividade não terem sido obtidos à custa da saúde mental, muito pelo contrário: 86% dos colaboradores dos Best Workplaces™ afirmam que o seu ambiente de trabalho é psicológica e emocionalmente saudável, o que corresponde a mais 11pp face ao mercado.

Num ano em que as expressões “Big Quit” ou “Quiet Quitting” ficaram populares e encheram artigos nos media e publicações nas redes sociais, os Best Workplaces™ conseguiram reter mais talento que o mercado, registando uma taxa de turnover inferior a 4pp comparativamente ao mercado. E todos sabemos que o que custa, em termos financeiros e de tempo, ter um novo colaborador. Temos de considerar que esta diminuição da taxa de turnover resulta do esforço e do estilo de gestão da liderança, já que se pode correr o risco de justificar as saídas por fatores como o salário ou as condições, que, embora importantes, não são os principais fatores de fidelização dos colaboradores às organizações.

Associado ao turnover, os colaboradores dos Best WorkplacesTM têm, ainda, a intenção de trabalharem nestas organizações durante muito mais tempo (+11pp que é média do mercado), o que reforça a excelência destas organizações. Podemos, assim, concluir que, quando a liderança cria uma ótima experiência, isto tem um efeito transformador nas organizações. Ótimos locais de trabalho atraem e desenvolvem os talentos, constroem culturas prósperas e ágeis que, por sua vez, estimulam o crescimento e o desempenho.

As empresas que cultivam culturas autênticas, fortes e distintivas, tal como os Best Best WorkplacesTM fazem, superam o mercado e a concorrência em quase todas as métricas de negócio. E é assim que os Best WorkplacesTM, ao colocarem as pessoas no centro, impulsionam os negócios.

Inovação no local de trabalho: Como os Best Workplaces estão a construir uma cultura que promove a inovação?

A inovação sempre foi fundamental para as empresas alcançarem uma vantagem competitiva, mas agora, mais do que nunca, neste mundo pós-pandemia e com a Inteligência Artificial a “invadir” os ambientes de trabalho, as empresas colocam a inovação como parte da sua estratégia de negócio. Com todo este foco na inovação, como é que as empresas se estão a antecipar? Quando todas investem em inovação, o que é que ajuda algumas a tornarem-se organizações verdadeiramente inovadoras?

Na Great Place To Work®, sabemos que ter uma cultura organizacional forte, baseada na confiança, é um elemento fundamental para o sucesso da inovação nas empresas. As organizações com valores fortes, líderes que apoiam, e um ambiente que permite assumir riscos são muito mais propícias ao sucesso inovador do que aquelas que não o têm, como facilmente podemos ver pelos gaps existentes entre os Best WorkplacesTM e o mercado. De referir que a temática da inovação é uma das oportunidades de melhoria que tem vindo a ser identificada nestas organizações, embora se encontrem num estágio mais avançado do que as restantes.

 

Estes comportamentos não só são importantes para criar e manter ótimos locais de trabalho, como também são fundamentais para uma inovação bem-sucedida. Sem uma cultura de apoio e confiança que permita aos colaboradores cometerem erros, procurarem feedback e cooperarem uns com os outros, as iniciativas de inovação não vão a lado nenhum, razão pela qual, apesar do investimento significativo que as empresas estão a fazer em programas de inovação, nem todas estão a ser bem-sucedidas. A inovação é muito mais do que aprender um novo modelo, recrutar os melhores talentos ou criar espaços de trabalho colaborativos. A verdadeira inovação vem de uma cultura organizacional baseada na confiança, que arrisca, que promove a colaboração e o pensamento criativo.

Nos Best WorkplacesTM nacionais a capacidade de inovar e/ou fazer as coisas de forma diferente ainda está muito concentrada nas gerações mais novas e na liderança. Nestas organizações, à medida que a idade avança, os colaboradores afirmam ter menos oportunidades para desenvolver novas e melhores formas de fazer as coisas. Já no que respeita ao nível de responsabilidade, quanto maior é o nível de liderança, maior é o número de oportunidades para inovar.

Criar um ambiente em que a inovação venha de todos os lados e de todos os colaboradores é fundamental para criar uma cultura de inovação, com elevada capacidade de adaptação às mudanças e resiliente. Como todas as grandes iniciativas nos ambientes de trabalho, o trabalho começa no topo e o exemplo vem sempre da liderança. Assiste-se, assim, ao aparecimento nos Best WorkplacesTM de um conjunto de iniciativas para promover o aparecimento de novas ideias, tais como: caixa de sugestões, concursos de ideias, grupos de trabalho focados na inovação e melhoria contínua ou na resolução de problemas específicos, formações em pensamento criativo e design thinking, etc.

As organizações com culturas verdadeiramente inovadoras têm missões fortes e líderes empenhados, que orientam os colaboradores através de desafios e permitem a ocorrência de comportamentos inovadores. É no espaço de apoio e de uma cultura organizacional forte e de confiança que os colaboradores têm mais liberdade para inovar de forma a servirem verdadeiramente a missão e o sucesso da sua organização.

Os líderes que conseguem criar este espaço estão a dar aos colaboradores a capacidade de se envolverem em comportamentos mais inovadores de forma regular e consistente. Quando pensada desta forma, a criação de um ambiente organizacional que promove a inovação não é, na verdade, diferente da criação de uma ótima cultura organizacional.

Sandra Coelho, Senior Culture Coaching Manager, Great Place to Work

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