Sporting SAD financia-se em 50 milhões de euros junto de 4.242 investidores

A operação pública de subscrição das obrigações Sporting SAD 2024-2027 registou uma procura 1,33 vezes superior à oferta.

O Sporting SAD voltou ao mercado de dívida para se financiar, tendo alcançado um empréstimo obrigacionista recorde de 50 milhões de euros (que na semana passada aumentou de 30 milhões para 50 milhões de euros) mediante uma operação de subscrição e uma operação de troca de obrigações.

“Foi um número recorde de investidores”, destaca Francisco Salgado Zenha, administrador da Sporting SAD, destacando que a procura registada nesta operação, que ficou acima dos 66 milhões de euros, contou com uma procura 2,5 vezes acima da procura da OPS de 2018. “É um sinal de confiança não só em nós, mas sobretudo em toda a gente que fez o caminho para fazermos aqui.”

Na oitava operação pública de subscrição (OPS) de obrigações da sua história, a SAD sportinguista colocou junto de 4.224 pequenos investidores a totalidade dos 30 milhões de euros da oferta das obrigações “Sporting SAD 2023-2027”, que durante os próximos três anos e oito meses pagarão uma taxa de cupão de 5,75%, contando para o efeito com uma procura 1,33 vezes acima da oferta.

Já a operação pública de troca (OPT) contou com 20 milhões de euros através da troca das obrigações “Sporting SAD 2021-2024” pelas novas obrigações (“Sporting SAD 2024-2027”), acrescido de um prémio de monetário de 7,802 euros por cada 100 obrigações antigas — tendo ainda as antigas obrigações ficado com um saldo-vivo de 20 milhões de euros.

“Quem estava connosco quis manter-se, mas também houve mais investidores”, destaca Salgado Zenha, salientando também que o spread desta operação ficou “muito abaixo do que fizemos no passado” e sublinhou que os resultados da presente operação é um sinal do rigor financeiro que a sua equipa tem seguido, destacando que “o sucesso desportivo não pode ser alcançado sem o sucesso financeiro.”

Segundo a Euronext Lisboa, 55% dos pequenos investidores que acorreram a emprestar dinheiro à SAD liderada por Frederico Varandas investiram entre 2.505 e 5.000 euros (percentagem acumulada da OPS e da OPT). Apenas 112 investidores (2,6% do total) aplicaram mais de 50 mil euros na aquisição dos novos títulos.

Recorde-se que este empréstimo obrigacionista será utilizado pela Sporting SAD para o reembolso parcial das obrigações “Sporting SAD 2021-2024”, o financiamento da atividade corrente, o reforço de liquidez e ainda o alargamento do vencimento da dívida da SAD.

A Sporting SAD revela que, no processo de troca das antigas obrigações (“Sporting SAD 2021-2024”) pelas novas, pagou mais de 312 mil euros em prémios aos 1.621 investidores que optaram por trocar os títulos e tanto a OPS como a OPT começaram a ser preparadas logo após a reestruturação financeira da SAD realizada em dezembro.

As novas obrigações serão admitidas à negociação na Euronext Lisboa a 27 de março com o ISIN PTSCPIOM0009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting SAD financia-se em 50 milhões de euros junto de 4.242 investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião