Deputados voltam a escolher novo presidente da Assembleia da República às 21 horas

Representantes dos partidos acordaram que eventuais novas candidaturas para presidente da AR têm que ser apresentadas até às 20 horas. Plenário reúne pelas 21 horas para nova votação.

Com o impasse causado pela primeira votação, os representantes dos partidos decidiram que vão ser apresentadas novas candidaturas para presidente da Assembleia da República até às 20 horas desta terça-feira, anunciou António Filipe, deputado do PCP e presidente do Parlamento em exercício. Plenário reúne pelas 21 horas para nova votação.

Tendo em conta a premência na resolução deste problema, que é da eleição do presidente da AR, acordámos que devem ser apresentadas eventuais novas candidaturas até às 20 horas”, anunciou ao final da tarde António Filipe, deputado do PCP e presidente do Parlamento em exercício. Os deputados vão reunir em plenário “às 21 horas para proceder nova eleição do presidente da AR”, acrescentou.

António Filipe, que preside aos trabalhos, referiu também que a decisão resultou de uma “reunião informal” que contou com representantes de todos os partidos com assento parlamentar, tendo em vista arranjar uma “solução consensual”, após o impasse causado na primeira votação.

Esta terça-feira, o PSD decidiu retirar a candidatura de Aguiar-Branco para suceder a Augusto Santos Silva como presidente da Assembleia da República (AR), depois de o nome do antigo ministro da Defesa do do Governo de Pedro Passos Coelho ter sido chumbado na primeira reunião do novo Parlamento. Este foi um resultado inesperado, já que os social-democratas e o Chega tinham anunciado um acordo para viabilizar os cargos na “casa da democracia”.

Após os resultados da primeira votação, André Ventura falou aos jornalistas indicando que os dirigentes da AD esta manhã “apressaram-se a desmentir a existência de um acordo“. Apesar disso, o líder do Chega disse que, em privado, deu a indicação para os deputados votarem a favor, mas o voto é secreto e o PSD “tem de escolher as companhias”. “Esta é a primeira prova que governar em cima do muro não funciona”, reiterou Ventura, apontando ainda assim que o partido continua disponível para um acordo.

A eleição para presidente da Assembleia é feita por voto secreto, sendo eleito “o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções”.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deputados voltam a escolher novo presidente da Assembleia da República às 21 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião