Galp desce preço da luz em média 28% e do gás natural em 19% em abril. EDP não mexe

Já a fatura média do gás natural deve baixar, em média, 19% a partir do próximo mês.

A Galp vai descer os preços de eletricidade e de gás natural, em média, em 28% e 19%, respetivamente, informa a empresa em comunicado. Já a EDP não vai rever os seus preços no próximo mês, indica a empresa ao ECO/Capital Verde.

As descidas do lado da Galp “refletem a descida dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre”, indica a petrolífera, e terão efeito a partir do início de abril.

No que diz respeito à eletricidade, para um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA, esta descida poderá representar uma redução média de 9 euros na fatura mensal, de 32,9 euros para 23,6 euros. Já a fatura média mensal de um casal com dois filhos e uma potência contratada de 6,9 kVA poderá passar de 56 para 40,7 euros, ou seja, uma redução média de 15 euros.

Para um casal sem filhos no primeiro escalão de consumo de gás natural, esta descida poderá representar uma redução média de 3 euros na fatura mensal, de 17 para 14 euros.

Estes novos preços já incluem o valor das tarifas de acesso à rede (TAR), que se mantêm inalteradas, acrescenta a empresa. Espera-se que, até ao final deste mês, o regulador da energia avance a proposta de preços do gás que deverá ser alvo de parecer até junho e entrar em vigor em outubro.

A Galp é o segundo maior comercializador de gás no país, em termos de quota de mercado para consumidores domésticos, logo a seguir à EDP. Já no que toca a eletricidade, é detentor da quinta maior fatia de clientes.

Notícia atualizada

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp desce preço da luz em média 28% e do gás natural em 19% em abril. EDP não mexe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião