Lucro da Greenvolt cai 93% para 1,2 milhões em 2023

"2023 foi um ano desafiante marcado por fortes investimentos, conforme previsto no plano de negócios, criando condições para uma maior rentabilidade em 2024", indica a empresa.

A Greenvolt apresentou um resultado líquido de 1,2 milhões de euros no ano de 2023, uma quebra de 92,9%, informa a empresa num comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

“2023 foi um ano desafiante marcado por fortes investimentos, conforme previsto no plano de negócios, criando condições para uma maior rentabilidade em 2024 e nos anos seguintes“, refere a empresa. A mesma considera que “os resultados do ano estão em linha com as expectativas e com o plano estratégico do grupo”.

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) foi, contudo, ligeiramente superior ao registado no ano anterior. Subiu 3,2% para os 103,1 milhões. Os rendimentos operacionais também subiram, de 242,3 milhões para 385,5 milhões de euros.

Olhando às diversas áreas, o segmento de instalações renováveis de larga escala passou a representar cerca de 50% do EBITDA (51,2 milhões), “impulsionado pelas receitas da rotação de ativos e dos ativos operacionais que melhoraram significativamente em relação a 2022”. Em sentido contrário evoluiu o segmento de Biomassa, cuja contribuição para o EBITDA diminuiu quase 40% para os 56,9 milhões de euros, devido a uma queda nos preços praticados no Reino Unido, justifica a energética.

“O EBITDA do segmento de Utility-Scale [larga escala] também compensou os custos de expansão e os esforços para consolidar a plataforma no segmento de Geração Distribuída”, informa ainda a empresa. A capacidade instalada triplicou face ao ano anterior, e os rendimentos operacionais melhoraram 135,8%, mas teve um impacto negativo de 6 milhões no EBITDA, “refletindo a fase de arranque desta atividade, bem como o enfoque na consolidação da infraestrutura”.

A previsão é que este segmento passe a apresentar um EBITDA positivo em 2024.

Notícia em atualizada às 21:12

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Greenvolt cai 93% para 1,2 milhões em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião