União Europeia procura cleantechs em Portugal para combater alterações climáticas

Candidaturas nacionais para o programa ClimateLaunchpad decorrem até 8 de maio. Desde 2016, programa já recebeu mais de 150 candidaturas portuguesas.

A União Europeia (UE) está à procura das melhores ideias para combater as alterações climáticas. O ClimateLaunchpad tem a decorrer até 8 de maio as candidaturas ao programa internacional que tem 10 mil euros em prémios. Os três vencedores da final nacional vão representar Portugal na final regional da competição.

Esta iniciativa da UE quer fazer crescer os projetos cleantech de todo o mundo nas categorias de agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água. Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 15 mil ideias de negócio de 60 países. As 5 mil empresas que passaram no programa já receberam mais de 500 milhões de euros em investimento externo, informa comunicado de imprensa.

Em Portugal, a competição é organizada pela UPTEC, pela OERN – Ordem dos Engenheiros Região Norte e pelo Fórum Oceano/Hub Azul, contando esta edição com o apoio da 3xP Global, Câmara Municipal de Matosinhos, Crowe, Galp, Prio, Vieira de Almeida, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.

“Ao longo do programa, todos os participantes vão ter oportunidade de participar num curso online e num bootcamp intensivo de três dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, a principal iniciativa da União Europeia em inovação associada ao clima”, informa comunicado.

Os participantes terão ainda “acesso a treino de pitch e sessões de mentoria com especialistas em sustentabilidade ambiental e economia circular, incluindo profissionais das entidades organizadoras do programa em Portugal.”

Os três vencedores da final nacional do ClimateLaunchpad vão representar Portugal na final regional da competição, tendo ainda acesso a “incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa avaliados em 10 mil euros.”

A decorrer em Portugal desde 2016, o programa já recebeu mais de 150 candidaturas, apoiou mais de 80 equipas e mais de 150 participantes. “Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga, e as distinções da Windcredible e da Build.ing, que chegaram ambas à final regional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia procura cleantechs em Portugal para combater alterações climáticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião