ASF dinamizou atividades para alertar jovens para as finanças pessoais e fraudes digitais

  • ECO Seguros
  • 27 Março 2024

A edição deste ano visou sensibilizar os jovens e crianças para uma gestão segura, responsável e informada das finanças pessoais, alertando também para a exposição à fraude digital.  

A Autoridade Supervisora de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou que dinamizou uma atividade, participou noutra e lançou uma campanha nas redes sociais dedicada a jovens no âmbito da Global Money Week 2024 – campanha internacional de sensibilização de crianças e jovens para questões financeiras que teve lugar entre os dias 18 e 24 de março, sob o lema “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro”, como noticiou o ECOseguros.

Nesse sentido, a ASF desenvolveu um questionário para alunos do ensino secundário que confrontava os jovens com diferentes cenários de poupança “permitindo-lhes definir objetivos de poupança a curto, médio e longo prazo”. O questionário também incluía questões relacionadas com a exposição a diferentes tipos de fraude digital, “de forma que se identificasse o tipo de fraude que estava em causa e se definissem formas de prevenção adequadas”. Responderam a este questionário 155 alunos da Escola Secundária de Sampaio em Sesimbra e a segunda parte da atividade contou com a presença de 50 alunos onde foram apresentados os resultados do questionário e esclareceram-se dúvidas.

A ASF organizou em conjunto com os restantes parceiros da atividade – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Euronext e CFA Portugal – um questionário que abordou questões relacionadas com a poupança a longo prazo, seguros e fraude digital. Neste sentido, a ASF apresentou os seus mais recentes projetos de literacia financeira como o “Descodificador” e a campanha de segurança digital “Não te deixes ir com a maré“. Nesta atividade, que teve lugar nas instalações da CMVM, participaram 60 alunos da Escola Secundária Francisco Holanda, de Guimarães.

O órgão regulador também marcou presença nas redes sociais com a campanha “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro” que abordou os temas da fraude fiscal e poupança a longo prazo. Enquanto o primeiro tema tinha como objetivo alertar os jovens para as situações de fraude digital a que podem estar expostos, “identificando alguns dos principais sinais a que devem estar atentos e ainda os comportamentos que devem adotar para uma navegação digital segura. Já os conteúdos sobre a poupança de longo prazo, pretenderam sensibilizar e incentivar os jovens a refletir sobre a aplicação do seu dinheiro numa ótica de médio e longo prazo, desafiando-os a definir os seus objetivos de poupança e a desenvolver estratégias para os concretizar”, refere a ASF.

Importa salientar que a edição deste ano visou sensibilizar os jovens e as crianças para uma gestão segura, responsável e informada das finanças pessoais, alertando também para a exposição à fraude digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF dinamizou atividades para alertar jovens para as finanças pessoais e fraudes digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião