Sam Bankman-Fried, responsável pelo colapso da FTX, condenado a 25 anos de prisão

Sam Bankman-Fried, que usou o dinheiro dos clientes para manter a liquidez de um fundo que também controlava, desencadeando o colapso da corretora de criptomoedas FTX, vai passar 25 anos na cadeia.

Sam Bankman-Fried, ao centro, foi condenado esta quinta-feira a um quarto de século na prisãoEPA/JUSTIN LANE

Sam Bankman-Fried, outrora uma das pessoas mais proeminentes no mundo das criptomoedas, que fundou e comandou a corretora FTX até ao colapso em novembro de 2022, foi esta quinta-feira condenado a 25 anos de prisão num tribunal federal em Manhattan, nos EUA. Os procuradores pediam até 50 anos de prisão.

De acordo com o Financial Times, o jovem de 32 anos, que usou milhares de milhões de dólares dos clientes da FTX para manter à tona um fundo que também liderava, mostrou arrependimento num discurso no tribunal antes da leitura da sentença, afirmando: “Tomei uma série de más decisões. Fui responsável pela FTX e o seu colapso é da minha conta.”

A justiça norte-americana já tinha dado como provado, no ano passado, que Bankman-Fried tinha cometido sete crimes de fraude e branqueamento de capitais.

A defesa do jovem pedia uma pena mais leve, de até seis anos, com o argumento de que as vítimas poderão recuperar o dinheiro perdido no processo de insolvência em curso. Mas os procuradores, que pediam meio século de pena para Bankman-Fried, argumentavam que o jovem poderia voltar a cometer os mesmos crimes se não fosse alvo de um castigo exemplar.

(Notícia atualizada pela última vez as 16h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sam Bankman-Fried, responsável pelo colapso da FTX, condenado a 25 anos de prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião