5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Abril 2024

No dia da tomada de posse do novo Governo chefiado por Luís Montenegro, há dados do INE sobre o desemprego em fevereiro e estimativas do BdP sobre a execução orçamental.

A tomada de posse do novo Executivo, que será liderado pelo presidente do PSD, Luís Montenegro, reúne as atenções esta terça-feira. No entanto, é de destacar a divulgação das estimativas do INE para o emprego e o desemprego em fevereiro, bem como os dados da execução orçamental pelo Banco de Portugal. Na Autoeuropa, é votado um referendo sobre a proposta de acordo laboral para os próximos três anos.

Tomada de posse do novo Governo

O novo Executivo toma posse esta terça-feira, numa cerimónia marcada para as 18 horas no Palácio Nacional da Ajuda. O líder do PSD, Luís Montenegro, será o primeiro-ministro do XXIV Governo Constitucional, que terá 17 ministros (10 homens e sete mulheres), faltando conhecer os secretários de Estado, cuja tomada de posse está agendada para o dia 5 de abril.

Taxa de desemprego em fevereiro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica as estimativas do emprego e do desemprego referentes a fevereiro. Os dados do gabinete estatístico relativos ao primeiro mês deste ano apontavam para uma taxa de desemprego de 6,5%, valor igual ao de dezembro de 2023, mas inferior em 0,5 pontos percentuais na variação homóloga. Nos jovens entre os 16 e os 24 anos, a taxa de desemprego situou-se em 23,3%.

Trabalhadores da Autoeuropa votam aumentos salariais até 2026

Cerca de 5.000 trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa votam num referendo sobre a proposta de acordo laboral que prevê aumentos de 6,8% em 2024 (com retroativos a janeiro) e de 2,6% em 2025 e 2026 (ou o valor da inflação do ano anterior acrescido de 0,6%, se for mais vantajoso para os trabalhadores). A votação decorre até amanhã, mas arrancou na semana passada com três dias de voto antecipado, reservado aos funcionários que estejam ausentes nos dias 2 e 3 de abril.

Dados do BdP sobre a execução orçamental

Também esta terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) divulga as estatísticas da execução orçamental até fevereiro, bem como dados sobre o mercado monetário e o mercado secundário, que compreende as transações em bolsa ou fora dela sobre títulos que se encontram em circulação, ambos referentes a março.

Educação, Imobiliário e Saúde em debate no “Economia Viva”

Com o apoio institucional da Nova SBE, o Nova Economics Club organiza a 9.ª edição de “Economia Viva”, que este ano propõe o debate de temas como igualdade de género, saúde, imobiliário e educação. A ainda ministra do Trabalho Ana Mendes Godinho, o antigo ministro da Educação e professor do ISEG Nuno Crato, a ex-deputada da IL Carla Castro, o deputado Rui Tavares (Livre) e a professora e economista Susana Peralta são alguns dos oradores da iniciativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião