Alexandra Leitão representa Pedro Nuno na tomada de posse de Montenegro

O secretário-geral do PS foi convidado, tal como todos os líderes partidários, mas preferiu enviar Alexandra Leitão para representá-lo. Já o presidente do Chega esteve presente na cerimónia.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, decidiu não comparecer à cerimónia de tomada de posse do presidente do PSD, Luís Montenegro, como primeiro-ministro, e dos seus 17 ministros, apesar de ter sido convidado como todos os restantes líderes partidários, confirmou o ECO junto da assessoria de imprensa dos socialistas. Alexandra Leitão irá em representação do líder dos socialistas.

Alexandra Leitão. ANTÓNIO COTRIM/LUSAANTÓNIO COTRIM/LUSA

Os líderes do BE, Mariana Mortágua, do PCP, Paulo Raimundo, do Livre, Rui Tavares, são outras das ausências notadas, o que mostra uma união das esquerdas contra o Governo de Montenegro. Pelo contrário, a líder do PAN, Inês de Sousa Real, marcou presença na cerimónia.

O presidente do Chega, André Ventura, afinal já vai estar presente, quando na segunda-feira à noite havia a indicação de que não iria comparecer, o que pode ser um sinal para os difíceis tempos de negociação a cabo do Governo minoritário de Montenegro. A ausência de Pedro Nuno Santos é mais um indício de que o PS não dará a mão ao Executivo da Aliança Democrática (AD), coligação que junta PSD, CDS e PPM, o que atira o PSD para os braços do Chega.

Sem justificar a decisão, fonte oficial do PS revelou que Pedro Nuno Santos decidiu enviar Alexandra Leitão para o representar na cerimónia que decorre esta terça-feira no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Leitão é membro do secretariado nacional do partido, a cúpula máxima da direção do PS, e coordenou o programa eleitoral com que o líder do PS concorreu às eleições legislativas de 10 de março e das quais saiu derrotado.

De salientar que todos os líderes partidários foram convidados. Em 2022, o então presidente do PSD, Rui Rio, foi à cerimónia de tomada de posse de António Costa. Em 2015, Pedro Passos Coelho, que tinha acabado de ser derrubado pela geringonça, também esteve na tomada de posse do primeiro Governo de Costa. E, em 2011, o então líder do PS, José Sócrates, o primeiro-ministro demissionário, marcou igualmente presença na tomada de posse de Passos Coelho.

Tal como manda a tradição, os ministros de António Costa vão comparecer à cerimónia para a passagem do testemunho aos novos governantes. Fernando Medina, ministro das Finanças, Mariana Gonçalves, ministra da Habitação, Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, e Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, estão entre os presentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandra Leitão representa Pedro Nuno na tomada de posse de Montenegro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião