Google pondera cobrar por IA generativa nas pesquisas

Multinacional norte-americana está a estudar um novo modelo de negócio em que cobraria por melhorias com IA generativa no conhecido motor de pesquisa.

Google pondera cobrar por IA generativa nas pesquisas, segundo o Financial TimesEPA/WALTER BIERI

A Google está a ponderar cobrar aos utilizadores por novas funcionalidades de pesquisa suportadas em inteligência artificial (IA) generativa. A empresa está a trabalhar nessa possibilidade, mas a administração ainda não decidiu se avança ou não com este novo modelo de negócio, noticia esta quinta-feira o Financial Times.

Seria a primeira vez que algum dos principais serviços da Google estaria disponível apenas a assinantes, mas também a primeira vez que a empresa cobraria por melhorias nas pesquisas. Historicamente, os serviços digitais da gigante norte-americana, como o Gmail ou o Maps, são disponibilizados gratuitamente e geram receitas através da publicidade.

Se decidir implementar este modelo, o motor de pesquisa tradicional, visitado pela esmagadora maioria dos utilizadores da internet desde a massificação da web nos anos 90, continuará livre de encargos para os utilizadores. Além disso, mesmo os assinantes com acesso às funcionalidades pagas mais avançadas continuariam a ser expostos a anúncios, explica o jornal britânico.

Desde o surgimento do ChatGPT em novembro de 2022, pelas mãos da OpenAI, uma empresa financiada pela concorrente Microsoft, a Google tem tentado adaptar-se a esta nova era de inovação tecnológica. No entanto, apesar de a Microsoft oferecer funcionalidades de IA generativa no Bing há mais de um ano, este motor de pesquisa alternativo não tem conseguido conquistar uma quota de mercado significativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google pondera cobrar por IA generativa nas pesquisas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião