Seguradoras avançam com aumentos salariais entre 4,3% e 8% em 2024

  • ECO Seguros
  • 5 Abril 2024

Entre as maiores seguradoras, a Generali/Tranquilidade é a que, em termos médios, faz a atualização mais generosa dos ordenados aos trabalhadores (8,09%), enquanto a Fidelidade faz a menor (4,44%).

As seguradoras a operar em Portugal fecharam as negociações sobre as atualizações salariais dos trabalhadores dos seguros para 2024 com aumentos médios entre os 4,3% e os 8,09%. Os trabalhadores com mais baixos níveis de remuneração receberam um aumento superior por parte da maioria das empresas, segundo os dados que Patrícia Caixinha, do Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora (STAS) revelou ao Expresso (acesso pago)

Esta atualização salarial dos trabalhadores dos seguros deverá ser novamente superior à dos trabalhadores bancários, já que em 2023 as seguradoras foram igualmente mais generosas do que os bancos.

Entre as maiores a atuar em Portugal, a Generali/Tranquilidade é a que em termos médios dá a maior atualização aos seus trabalhadores, de 8,09%, seguindo-lhe a Lusitania, do grupo Montepio, com um aumento médio de 7,54%, a Zurich (5,23%), a Europ Assistance (5,18%) e a Caravela (4,9%). Por outro lado, a Fidelidade concedeu o menor aumento salarial, de 4,44%, mas deu o maior aumento percentual (4,5%) aos salários mais baixos, entre 829 e os 1.396,49 euros.

Na Ageas, o aumento foi de 4,3% para todos os escalões, sendo que esta é a única entre as referidas cujos menores salários são superiores a 1.000 euros. A Lusitania processou ao aumento mais elevado para os escalões mais baixos: 23% para quem aufere 1.000 euros e depois a Generali/Tranquilidade, aumentando 11% a quem recebe 865 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras avançam com aumentos salariais entre 4,3% e 8% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião