5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 9 Abril 2024

INE divulga o índice de custos de construção de habitação nova referente a fevereiro. Trabalhadores da EDP reúnem-se em vigília para reivindicar a valorização das suas carreiras profissionais.

Esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga diversos indicadores, incluindo o índice de custos de construção de habitação nova referente a fevereiro, enquanto o Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica o relatório “Perspetivas Económicas e Orçamentais 2024-2028” e o Banco de Portugal divulga o inquérito trimestral sobre mercado de crédito. É também para esta terça-feira que está marcada uma vigília de trabalhadores da EDP que reivindicam a valorização das suas carreiras profissionais.

INE revela custos de construção

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira o índice de custos de construção de habitação nova referente a fevereiro. Em janeiro, os custos aumentaram 1,9% em termos homólogos, mais 0,2 pontos percentuais que em dezembro de 2023. O INE divulga ainda o índice relativo ao volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria bem como estatísticas sobre o comércio internacional.

Conselho das Finanças Públicas avança com perspetivas económicas e orçamentais

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica esta terça-feira o relatório “Perspetivas Económicas e Orçamentais 2024-2028”. No último relatório publicado em 2023 e com horizonte temporal até 2027, o CFP foi mais pessimista nas suas previsões que outras instituições como o BdP ou FMI.

Banco de Portugal divulga inquérito sobre mercado de crédito

O Banco de Portugal divulga hoje o inquérito trimestral aos bancos sobre o mercado de crédito, no qual é feito um balanço dos últimos três meses e, também, uma previsão daquilo que será o próximo trimestre. Embora a procura por crédito para a compra de casa tenha recuperado no ano passado, sobretudo devido às renegociações dos empréstimos por parte das famílias por conta da subida das taxas de juro, os bancos anteciparam em janeiro uma nova quebra na procura da parte das famílias no primeiro trimestre de 2024.

Vigília de trabalhadores da EDP

É para o fim da tarde desta terça-feira (19h), junto à sede da EDP, que está marcada uma vigília de trabalhadores da empresa do setor energético. Os trabalhadores da EDP reivindicam a valorização das suas carreiras profissionais, sendo que esta vigília surge depois de no mês passado os trabalhadores terem rejeitado a proposta de valorização de carreiras e ameaçado avançar com uma greve. A concentração foi convocada pela Fiequimetal – Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (CGTP-IN) e pelos seus sindicatos na EDP (SITE Norte, SIESI, SITE Centro-Norte e SITE CSRA).

Termina reunião informal dos ministros da Agricultura da União Europeia

Chega ao fim esta terça-feira a reunião informal dos ministros da Agricultura da União Europeia que durou três dias. Recentemente a Comissão Europeia propôs avançar com uma revisão de algumas alíneas da política agrícola comum (PAC), “com o objetivo de proporcionar simplificações”, mantendo “uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e a alimentação da UE”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião