Todos os anos saem 300 mil milhões da UE para os EUA, avisa ex-líder italiano

  • Lusa
  • 11 Abril 2024

"Todos os anos, 300 mil milhões de euros – não estou a brincar – das nossas poupanças, poupanças de cidadãos europeus, estão a voar pelo Atlântico para alimentar o mercado financeiro americano", diz.

O antigo primeiro-ministro italiano Enrico Letta, relator de Alto Nível sobre o Futuro do Mercado Único, alertou esta quinta-feira que saem anualmente 300 mil milhões de euros da UE para os Estados Unidos, dinheiro usado para comprar empresas europeias.

“Todos os anos, 300 mil milhões de euros – não estou a brincar – das nossas poupanças, poupanças de cidadãos europeus, estão a voar pelo Atlântico para alimentar o mercado financeiro americano”, disse Enrico Letta na abertura no nono Fórum da Coesão, que decorre hoje e sexta-feira em Bruxelas. O antigo primeiro-ministro italiano, presidente do instituto Jacques Delors e relator do Relatório de Alto Nível Sobre o Futuro do Mercado Único, que será apresentado na próxima semana, falou à audiência por videoconferência.

“Através do mercado financeiro americano, [os 300 mil ME] alimentam, através de participações privadas, a economia americana e as empresas americanas que, mais fortes, atravessam de volta o Atlântico para comprar empresas europeias, com o nosso dinheiro europeu”, vincou. Segundo Enrico Letta, este fenómeno acontece porque o mercado financeiro europeu “não está suficientemente integrado”.

“Nós temos 27 mercados financeiros, não um. E por causa desta fraqueza, as nossas poupanças são atraídas pelo grande mercado financeiro no mundo, o dos Estados Unidos”, acrescentou.

Para Enrico Letta, se a integração do mercado único não se completar e “não se criar uma forte, atrativa e integrada União de Investimento”, capaz de se financiar e financiar investimentos, “por toda a Europa as pessoas vão começar a achar que o futuro das necessidades da Europa – transições, alargamento – será pago pelos Fundos de Coesão”, que servem para estimular a economia das regiões europeias menos desenvolvidas.

“Sei muito bem que não é um tema muito ‘sexy’, quando se fala de capital, mercados e finanças não é muito atraente”, reconheceu, mas para Enrico Letta “este ponto é crucial”. Para o relator sobre o Mercado Único, é necessário parar a “narrativa” sobre o fim dos Fundos de Coesão aquando de um alargamento. “Não está escrita, não é falada, não a encontramos em nenhuma discussão ou em nenhum documento, mas sabemos muito bem que o sentimento que há pela Europa é que o próximo alargamento será pago pelos atuais beneficiários” dos Fundos de Coesão, apontou.

Segundo o antigo primeiro-ministro italiano, “os Fundos de Coesão são necessários para a União Europeia do futuro, são necessários para os atuais Estados-membros, e são necessários para futuros Estados-membros”. “É necessário trabalhar para não tornar o alargamento [da UE] impopular”, vincou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Todos os anos saem 300 mil milhões da UE para os EUA, avisa ex-líder italiano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião