Israel interceta chuva de mísseis e drones com sucesso

  • ECO
  • 13 Abril 2024

O sistema de defesa aéreo israelita, com a colaboração da força aérea de diversos países, conseguiu interceptar um número invulgar de misseis e drones lançados a partir do Irão e Líbano.

O porta voz da IDF, exército israelita, avançou que centenas de drones e mísseis foram intercetados pelo sistema de defesa aéreo do país e pela aviação de Israel, Reino Unido, Jordânia, França e outros países não revelados. Repórteres de televisões internacionais, baseados em Israel, afirmaram que foi um ataque com uma dimensão nunca vista em Telavive e Jerusálem.

Esta noite, o Governo iraniano divulgou um comunicado ameaçando de retaliação todos os países que ajudem Israel nesta crise. Para já, as informações disponíveis indicam que a Jordânia autorizou a entrada de aviões israelitas no seu espaço aéreo.

O Governo português já reagiu, publicando uma recomendação aos viajantes no Portal Diplomático, bem como uma mensagem nas redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O Governo Português afirma “estar a acompanhar de muito de perto a situação, em articulação direta entre vários ministérios e em coordenação permanente com as embaixadas na região do Médio Oriente”.

Também foi confirmado pela CNN que, para além de mais de 100 drones lançados a partir do Irão, foram também lançados mísseis sobre Israel a partir do Líbano e do Iraque.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, interrompeu o fim de semana e reuniu com o gabinete de crise. Israel está em “Alerta Máximo”.

No começo desta noite em Portugal, a televisão israelita Channel 12 avançou que o Irão lançou uma vaga de drones contra Israel o que já levou a um alarme geral no país. Mísseis de cruzeiro também foram lançados e começaram a atingir o território de Israel às 00h deste domingo.

Antes deste anúncio, o primeiro ministro de Israel afirmou que os sistemas de defesa do país estavm preparados. A CNN também referiu que as forças dos Estados Unidos estacionadas na região contribuiram para a interceção dos mísseis e drones que estão a caminho de Israel.

O Irão tinha já assegurado que iria retaliar após um ataque ao consulado iraniano na Síria que provocou a morte de sete militares, ação cuja autoria Israel não confirmou nem desmentiu.

Notícia atualizada às 00:40h.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Israel interceta chuva de mísseis e drones com sucesso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião