Fosun vende participação na Ageas ao BNP Paribas por 730 milhões

  • ECO Seguros
  • 14 Abril 2024

O grupo de Shangai realiza dinheiro e sai da posição de maior acionista no grupo belga Ageas, concorrente em Portugal da Fidelidade. O valor de venda aos franceses do BNP foi o de mercado.

A Fosun, que em Portugal controla 85% do capital da Fidelidade, vai vender a sua a sua participação de cerca de 9% no grupo segurador belga Ageas, que em Portugal controla o Grupo Ageas Portugal, por 730 milhões de euros ao BNP Paribas, adiantou a Bloomberg.

Comprador e vendedor já contavam com uma joint venture, a AG Insurance, com participação de 75% da Ageas e 25% do BNP Paribas para seguros Vida, pensões, automóvel e outros Não Vida. A divisão bancária belga do BNP também distribui produtos Ageas através da sua rede.

De imediato será a unidade de seguros, o BNP Paribas Cardif, a tomar 4,8% do capital enquanto as partes esperam aprovação das autoridades financeiras para a transação. O banco afirma que esta aquisição terá um impacto marginal na sua solidez financeira.

Com esta recomposição, o BNP Paribas torna-se o maior acionista do grupo Ageas, seguido da SFPI-FPIM, o fundo soberano da Bélgica. Outros fundos de investimento, como Blackrock, The Vanguard e Schoreder conservam participações não estratégicas.

O BNP Paribas Cardif está presente em Portugal, através de sucursais no Ramo Vida e Não Vida, sendo o 22º maior grupo com 0,4% de quota de mercado e uma produção de 43 milhões de euros em 2023.

O grupo Ageas vendeu 6,44 mil milhões de euros no ano passado, tendo o seu principal mercado na Bélgica e posições relevantes em vários mercados entre eles Portugal onde é o segundo maior grupo com cerca de 15% de quota de mercado. Com lucros líquidos de 1,22 mil milhões de euros em 2023, a sua capitalização bolsista atingiu 7,8 mil milhões de euros na última sexta-feira na Euronext Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fosun vende participação na Ageas ao BNP Paribas por 730 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião