Corretora de seguros Verlingue Portugal mais que duplica lucros

  • ECO Seguros
  • 15 Abril 2024

Com 19% de crescimento de receitas, a quinta maior corretora em Portugal conseguiu resultado líquido de 5,5 milhões de euros. O grupo francês Adelaide, que detém a corretora, cresceu negócios em 20%.

A Verlingue Portugal obteve um volume de negócios de 16,7 milhões de euros em 2023, crescendo 19,3% o seu desempenho face ao ano anterior. No mesmo período os resultados líquidos cresceram 115%, atingindo 5,5 milhões de euros.

Depois da mediadora RT Global, José Félix Morgado, presidente da Verlingue Portugal, continua atento a potenciais aquisições.

Atualmente com 102 colaboradores, a corretora resultou da aquisição, em 2020, da Luso Atlântica pelo grupo familiar francês Adelaide, detentor da Verlingue e, em 2022, juntou a mediadora RT Global reforçando o 5º lugar no ranking TOP Corretoras ECOseguros. Quanto a novos passos, fonte da empresa afirmou: “Acompanhamos o movimento de consolidação do setor da corretagem em Portugal e avaliamos as oportunidades que surgem. Somos e continuaremos a ser um player relevante neste movimento”.

Sobre o desempenho em Portugal em 2023 a Verlingue anuncia uma carteira cobrada de 132 milhões de euros e uma carteira potencial de 148 milhões, valores superiores aos do ano anterior em 23% e 21% respetivamente. O negócio foi realizado em 94,5% em seguros Não Vida, com destaque para seguros de saúde, Acidentes de Trabalho, Multirriscos e Automóvel.

A distribuição da carteira por seguradoras indica que, em 2023, 27% dos negócios foram colocados principalmente na Fidelidade, 23% na Generali Tranquilidade, 12% na Multicare, 8% na Ageas e 5% na Allianz.

Negócios internacionais a crescer com aquisições

A Verlingue é a filial especializada na proteção das empresas do grupo Adelaide. Dirigida desde meados de 2023 por Anne-Jacques de Dinechin, registou um volume de negócios agregado de 285 milhões de euros em 2023, um crescimento de 19%, dos quais 50% de crescimento orgânico. A proporção da sua atividade fora de França representa 35%, seguindo uma estratégia de crescimento externo concretizada por novas operações na Europa, nomeadamente em Itália, com a aquisição de uma participação maioritária na corretora italiana Inser e no Reino Unido.

Sucessão planeada de pai para filho: Gilles Bénéplanc, CEO do Grupo Adelaïde, com Jacques Verlingue, atual presidente e Benjamin Verlingue, futuro presidente do Grupo Adelaïde.

Nos últimos 4 anos, a Verlingue realizou 4 aquisições fora de França, em Portugal – em 2020 a Luso Atlantica e a Rt Global em 2022 -, e no ano passado em Itália e Reino Unido, para além das aquisições em França da Cabinet Depeyre e da Depeyre Solutions. Os negócios em Portugal representam agora 17% do que a corretora realiza fora de França.

O grupo conta ainda com a Génération, empresa especializada na gestão de contratos de saúde e fundos de pensões que cresceu 18% relativamente a 2022, atingindo um volume de negócios de 102 milhões de euros em 2023. E ainda tem a Cocoon, especializada na distribuição de seguros de saúde e de proteção pessoal a particulares, com um volume de negócios de 13 milhões de euros em 2023.

No conjunto das três atividades, o Grupo Adelaide tem um volume de negócios combinado de 400 milhões de euros em 2023, e registou um crescimento de 18% em relação a 2022, mantendo uma política de internacionalização, com 25% da sua atividade fora de França devido a novas aquisições na Europa.

Este ano terá lugar uma grande mudança na administração do Grupo, à medida que Benjamin Verlingue assume a presidência, sucedendo assim a Jacques Verlingue. Esta transição “inscreve-se na continuidade do Grupo e reflete a firme vontade de preservar a sua independência e o seu espírito inovador”, afirma um comunicado.

No total o grupo conta com 2.500 colaboradores 3.000 milhões de euros em prémios negociados estando presente em França, Reino Unido, Suíça e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora de seguros Verlingue Portugal mais que duplica lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião