Bancos cobraram 8,3 milhões em juros e comissões a mais aos clientes em 2023

Banca cobrou mais de 5,4 milhões em comissões pela reestruturação de créditos e 600 mil euros pelo processamento da prestação, operações que estão isentas. Teve de devolver esse dinheiro aos clientes.

Os bancos cobraram indevidamente 8,3 milhões de euros em juros, comissões e outras despesas no ano passado e foram obrigados a devolver esse dinheiro aos clientes, na sequência das ações de fiscalização realizadas pelo supervisor junto de mais de uma centena de instituições.

Este valor traduz um aumento significativo (o montante quase triplicou) face aos três milhões de euros cobrados de forma irregular pelos bancos em 2022.

O Relatório de Supervisão Comportamental divulgado esta quarta-feira pelo Banco de Portugal explica que “cerca de sete milhões de euros se destinaram à regularização de situações de cobrança irregular de comissões”, nomeadamente nas operações de renegociação de contratos de crédito e onde os bancos tiveram de devolver quase 5,4 milhões que tinham cobrado indevidamente em mais de 200 mil operações.

Por outro lado, os bancos também cobraram a mais 661 mil euros em comissões associadas ao processamento das prestações do crédito da casa, após o fim desta comissão decretada pelo Parlamento em julho do ano passado.

Outros 500 mil euros foram devolvidos aos clientes pela cobrança indevida de comissões de reembolso antecipado do empréstimo à habitação com taxa variável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos cobraram 8,3 milhões em juros e comissões a mais aos clientes em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião