Espanhola Azora notifica Concorrência sobre aquisição de sociedade que gere resort em Óbidos

A capital de risco espanhola volta a investir em Portugal, desta vez em Óbidos. Trata-se da primeira aquisição fora da região do Algarve, depois de em 2022 ter comprado um resort de luxo em Alvor.

A espanhola Azora voltou às compras em Portugal. A capital de risco, que nos últimos anos fechou várias aquisições no setor do turismo na região do Algarve, notificou a Autoridade da Concorrência da aquisição da totalidade do capital da Hotel da Praia, sociedade que explora a unidade hoteleira de cinco estrelas Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, em Óbidos, à Oxy Capital.

De acordo com a notificação prévia de aquisição, a capital de risco espanhola, através da Portuslara, adquiriu o controlo exclusivo sobre a Hotel da Praia – Gestão e Exploração de Hotéis, S.A.; D’El Rey Services – Gestão e Promoção Turística, Lda.; Golfbéltico – Gestão e Exploração de Campos de Golfe, S.A., e; Priority Goal, S.A.

O fundo Aquarius, detido pela Oxy Capital, tinha comprado em 2026 a empresa que explora o hotel da cadeia internacional Marriott, onde costumava ficar instalada a Seleção Nacional, alienando agora este negócio.

As empresas compradas operam no setor turístico, desenvolvendo atividade no alojamento turístico e na exploração de campos de golfe, incluindo a exploração de um hotel, de um aldeamento turístico e de um conjunto de apartamentos dedicados a alojamento local, bem como a aquisição de dois campos de golfe, todos localizados no concelho de Óbidos.

A Azora investiu, nos últimos anos em Portugal. A última aquisição foi realizada em 2022, quando comprou o Pestana Blue Alvor, um resort de cinco estrelas e 500 quartos.

O resort de 120 mil metros quadrados foi construído em 2019 pelo Grupo Pestana. Contudo, a cadeia de Dionísio Pestana manteve a gestão do hotel, ficando como inquilino da Azora. A unidade hoteleira all inclusive conta com 500 quartos, seis restaurantes, seis piscinas — interiores e exteriores –, um centro desportivo e spa.

Antes disso, tinha já comprado o Tivoli Marina Vilamoura, com 384 quartos, seguindo-se o Tivoli Carvoeiro com 248 quartos e o Resort Vilalara Thalassa, com 118 quartos. Todos são resorts de cinco estrelas e todos no Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Azora notifica Concorrência sobre aquisição de sociedade que gere resort em Óbidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião