Irão confirma ataque israelita em retaliação. Instalações nucleares escapam a danos

  • Lusa e ECO
  • 19 Abril 2024

Estados Unidos foram previamente notificados sobre o ataque de Israel contra o Irão, lançado esta madrugada. Explosões sentidas na região de Isfahan terão sido causadas pelo sistema de defesa aérea.

Israel terá lançado esta madrugada três mísseis contra o Irão, retaliando o ataque sofrido no passado sábado, no qual foram enviados mais de 300 drones e mísseis não tripulados contra alvos em todo o país israelita. A notícia foi avançada pela norte-americana ABC News.

Segundo disse um analista à televisão estatal iraniana, os mini-drones pilotados foram abatidos pelas defesas aéreas em Isfahan. Pouco depois da meia-noite, “três drones foram observados no céu sobre Isfahan. O sistema de defesa aérea foi ativado e destruiu esses drones no céu”, anunciou a cadeia televisiva. Entretanto, à agência de notícias de defesa iraniana Defa Press, o Exército do Irão confirmou o ataque através de drones.

No entanto, segundo a agência de notícias Reuters, as autoridades iranianas estão a desvalorizar o ataque, dizendo inclusive que não pretendem retaliar e não confirmando sequer a autoria de Israel.

Mas vários meios de comunicação iranianos também relataram explosões na zona de Isfahan, região a sul de Teerão e que tem instalações nucleares. Mas uma autoridade iraniana avançou que estas foram causadas pelos sistemas de defesa aérea, ainda segundo a Reuters.

A agência de notícias avança também que os Estados Unidos da América (EUA) foram notificados em relação ao ataque israelita, tendo sido dadas garantias a Washington de que as instalações nucleares não seriam atingidas.

Entretanto, a Agência Internacional de Energia Atómica já veio confirmar que as instalações nucleares do Irão não terão sido danificadas com o ataque de Israel. Num comunicado divulgado nas redes sociais, Rafael Grossi, líder da agência, apela à extrema contenção de todos e reitera que “as instalações nucleares nunca devem ser alvo de conflitos militares”.

O Irão ativou a defesa aérea em várias províncias, avançou a agência de notícias estatal iraniana IRNA. As autoridades do país chegaram a suspender todos os voos comerciais a partir e com destino a vários aeroportos, incluindo Teerão, disse a agência Mehr, citando as autoridades aeroportuárias. Entretanto, as operações aéreas já terão sido normalizadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irão confirma ataque israelita em retaliação. Instalações nucleares escapam a danos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião