Produção de seguros cresce na Rússia. Lucros quase duplicam

  • ECO Seguros
  • 21 Abril 2024

O total dos custos com sinistros das seguradoras alcançou 1 biliões de rublos (cerca de 10 mil milhões de euros), mais 16,92%.

O volume de prémios de seguro no mercado russo subiu para 2,28 biliões de rublos (cerca de 23 mil milhões de euros) em 2023, segundo o Banco Central russo. O crescimento foi impulsionado pelos principais seguros no ramo Vida, como investimentos e seguros de crédito e nos ramos Não Vida pelo segmento automóvel, refere o Xprimm.

O Banco Central concluiu que o crescimento do volume bruto de prémios emitidos foi impulsionado pelo aumento da procura dos consumidores.

A subida dos seguros de vida de investimento foi empurrada por vendas ativas, pelo aumento do rendimento disponível da população, bem como expectativas de elevada rentabilidade.

O total dos custos com sinistros das seguradoras alcançou 1 biliões de rublos (cerca de 10 mil milhões de euros), mais 16,92% que no ano homólogo.

O lucro líquido do mercado dos seguros no final de 2023 quase duplicou, refletindo o aumento da rendibilidade. O principal contributo foi dado pelo aumento dos rendimentos provenientes das atividades de investimento, devido a uma reavaliação positiva dos ativos denominados em moeda estrangeira, num contexto de enfraquecimento do rublo.

A rendibilidade dos ativos ascendeu a 6,5% (+2 p.p.), a rendibilidade dos capitais próprios caiu – 24,8% (+5,2 p.p.). O capital total das seguradoras atingiu 1,4 biliões de rublos (13 mil milhões de euros) (+23,9%). O montante das reservas de seguros é de 3,3 biliões de rublos (32 mil milhões de euros) (+12,1%), principalmente devido ao seguro não vida.

A Sogaz manteve a liderança quanto a subscrição de prémios, mas não conseguiu evitar uma baixa para 13% de quota de mercado (de 17% em 2022).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de seguros cresce na Rússia. Lucros quase duplicam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião