Endividamento da economia cai 600 milhões em fevereiro

Amortização de dívida pública ajudou a baixar a dívida do setor público em fevereiro, compensando o aumento do endividamento das empresas e famílias.

O endividamento da economia voltou a cair em fevereiro. A dívida das famílias, empresas e Estado registou uma queda de 600 milhões de euros no segundo mês do ano, atingindo os 800,4 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

O setor público foi o responsável por esta queda, onde o endividamento recuou 1,6 mil milhões de euros por conta, “em grande medida”, da amortização líquida de obrigações do Tesouro em carteira do setor financeiro de 3,7 mil milhões, justifica o supervisor. Este efeito foi “parcialmente” compensado pela emissão líquida de bilhetes do Tesouro de 1,9 mil milhões de euros, maioritariamente na posse do exterior, administrações públicas e setor financeiro, acrescenta.

Endividamento cai

Fonte: Banco de Portugal

Por seu turno, o endividamento do setor privado aumentou mil milhões de euros. O endividamento das empresas privadas cresceu 900 milhões, “sobretudo perante o exterior”. Já o endividamento das famílias aumentou 100 milhões de euros, principalmente perante a banca.

Contas feitas, do total do endividamento da economia, 441,6 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 358,8 mil milhões ao setor público (administrações públicas e empresas públicas), segundo os dados do Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 11h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia cai 600 milhões em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião