Tecnologia de nanomateriais permite carregamento de baterias em menos de cinco minutos

  • Servimedia
  • 25 Abril 2024

A Napptilus Battery Labs investiu mais de dois milhões de euros no projeto e enfrenta agora uma ronda decisiva de financiamento para dar o salto comercial.

A Napptilus Battery Labs apresentou um protótipo pré-industrial, a SuperCapBattery, com o objetivo de revolucionar o mercado das baterias com uma tecnologia que tem uma duração de vida de 30.000 ciclos de carga, 15 vezes mais do que as baterias normais, e a capacidade de carregar em menos de cinco minutos.
De acordo com a empresa, este projeto é “um marco” na indústria do armazenamento sustentável e propõe uma solução altamente eficiente, concebida para múltiplos setores, como os veículos elétricos, o armazenamento de energia estacionária, especialmente para as energias renováveis, bem como a indústria e a robótica, onde é necessária uma elevada densidade de potência e uma elevada ciclabilidade.

A solução Napptilus distingue-se por uma conceção híbrida baseada em nanomateriais (nanopartículas de carbono), que combina características do mundo dos supercapacitores e das baterias. Além disso, permite um fabrico simplificado e a personalização dos componentes, resultando num produto final de elevada qualidade a um custo 90% inferior ao das células de iões de lítio.

A título de exemplo, em termos de desempenho e no futuro, uma composição SCBatteries poderia carregar um Tesla Model S em 3 minutos para uma autonomia de 120 quilómetros. E, como salientam, o carregamento rápido não comprometeria a duração da bateria a longo prazo: “uma bateria dura mais do que o equipamento que alimenta”.

A Napptilus Battery Labs levou este projeto por diante após sete anos de desenvolvimento e um investimento de mais de dois milhões de euros. A configuração da sua equipa fundadora também a torna única, uma vez que investigadores de renome investiram nela juntamente com empresários de renome da comunidade tecnológica espanhola.

“Esta abordagem permite-nos oferecer uma solução completa que responde às principais necessidades do setor dos veículos elétricos e do armazenamento estacionário de energia”, explica Pedro Gòmez Romero, cofundador e professor investigador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e do Instituto Catalão de Nanociências e Nanotecnologias, ICN2 (CSIC-BIST), situado na UAB.

Por seu lado, Rafa Terradas, fundador da Napptilus Tech Labs e cofundador, afirma que este projeto demonstra um compromisso com o desenvolvimento de soluções energéticas inovadoras que impulsionam o progresso para um futuro mais sustentável.

A Napptilus Battery Labs está atualmente à procura de novos investidores através de uma ronda de financiamento para dar o salto para a produção comercial e ter os recursos para acelerar o desenvolvimento de células comerciais com o objetivo de colocar as baterias no mercado em sectores-chave.

“O próximo objetivo é criar uma gama de produtos para responder às principais necessidades de armazenamento de energia nos veículos eléctricos e no equilíbrio da rede, que se espera que sejam explorados a partir de 2025”, acrescenta Jordi Aibar, cofundador e CEO da empresa.

A equipa é completada por Eduard Alarcón, professor na UPC (cofundador); Daniel Rueda, CTO e especialista doutorado na tecnologia celular desenvolvida; Verónica Fabián, engenheira industrial e estudante de doutoramento industrial, e Eugeni Llagostera (COO) da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnologia de nanomateriais permite carregamento de baterias em menos de cinco minutos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião