SHEIN, Zara e H&M lideram o mercado da moda online em Espanha

  • Servimedia
  • 29 Abril 2024

O estudo da consultora alemã ECDB revela ainda que o comércio eletrónico na Europa ultrapassará os 756 mil milhões de euros até 2027.

O comércio eletrónico na Europa continua a crescer e está a afirmar-se como um pilar fundamental da economia digital global. Embora países como a Noruega, o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos estejam a liderar o processo, as economias mais pequenas do sul e do leste do continente revelam um potencial promissor.
Um estudo recente da empresa de consultoria alemã ECDB revelou que o mercado europeu do comércio eletrónico está a crescer de forma constante. Prevê-se que atinja o impressionante valor de 756 mil milhões de dólares até 2027. Este crescimento é apoiado por um aumento do número de utilizadores de comércio eletrónico B2C, que deverá ultrapassar os 550 milhões até 2024 e os 580 milhões até 2027.

Em termos de distribuição de receitas, a Irlanda, a República Checa e a Bélgica lideram o panorama europeu, seguidas de perto pelo Luxemburgo, Suécia e Dinamarca. A Espanha, embora não esteja entre os principais líderes, apresenta um mercado em crescimento que representa cerca de 5,7% do seu PIB total. Isto reflete o sólido progresso do comércio eletrónico no mercado espanhol e a sua contribuição para a evolução do panorama económico europeu.

Em relação à moda em linha, o gigante do comércio eletrónico Shein continua a ser o líder indiscutível, com uma excelente quota de mercado de 11%, como salienta o mesmo estudo. A estratégia centrada no cliente da empresa tem sido fundamental para oferecer preços mais acessíveis e prazos de entrega mais curtos, fatores-chave para o seu sucesso no exigente mercado espanhol.

A Zara ocupa o segundo lugar, com uma quota de 6%, contra 8% no ano anterior. A H&M desceu de 4% para 3%, ocupando o terceiro lugar no mercado espanhol da moda em linha. Entretanto, as restantes empresas conseguiram aumentar a sua quota de mercado de 76% para 80%.

O relatório ECDB destaca que a Shein liderou o mercado de moda online em Espanha durante 2023, com vendas líquidas de 660 milhões de euros, seguida pela Zara com 335 milhões de euros. Além disso, este domínio estende-se para além das fronteiras de Espanha, uma vez que a Shein também lidera os mercados em Itália, Portugal e Grécia.

A nível europeu, a Shein também domina com vendas líquidas online de 8,2 mil milhões de euros em 2023, seguida pela H&M com 3,85 mil milhões de euros. As marcas da Inditex Zara, Bershka e Pull Bear somaram 4 mil milhões de euros, consolidando a presença de Espanha no mercado europeu de moda online.

O sucesso da Shein em Espanha baseia-se na eficácia do seu modelo de negócio on-demand e numa estratégia de localização nos principais mercados europeus para melhorar a experiência do cliente. Recentemente, a empresa abriu um escritório em Madrid e levou a cabo iniciativas locais, como a abertura da sua maior loja pop-up em Espanha, localizada em Madrid desde 27 de abril, com o objetivo de se aproximar ainda mais do público espanhol.

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