CEO do BPI acredita em descida das taxas do BCE. “Irá folgar as famílias”
João Pedro Oliveira e Costa acredita que o banco central vai começar as descer as taxas de juro este ano. "Vai ter um impacto positivo, irá folgar as famílias e o financiamento das empresas", disse.
O CEO do BPI acredita que o BCE vai descer as taxas de juro este ano. “Estão encontradas as condições para iniciar o movimento”, explicou João Pedro Oliveira e Costa na apresentação dos resultados trimestrais.
Para o gestor, essa descida “terá um impacto positivo” na economia, pois “irá folgar as famílias e o financiamento às empresas será ajustado”. “Acredito muito que isso vai acontecer, é o que praticamente todos os analistas preveem”, adiantou.
A próxima reunião do BCE para decidir as taxas de juro realiza-se no próximo dia 6 de junho. Entre julho de 2022 e setembro de 2023, o BCE aumentou as taxas em 450 pontos base, uma trajetória de subida que foi interrompida em setembro.
“Penso que vai acontecer [uma descida], pelo abrandamento no centro da Europa e pela evolução da própria inflação”, disse o líder do BPI.
Ainda assim, Oliveira e Costa salientou que a economia portuguesa tem conseguido superar a escalada dos juros para os valores mais elevados em década e meia. E não antevê “que possa haver algum sobressalto significativo se as taxas de juro não baixarem para os níveis previstos“. A expectativa é de que as taxas de mercado possam baixar para valores a rondarem os 3%.
O BPI registou lucros de 121 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma subida de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEO do BPI acredita em descida das taxas do BCE. “Irá folgar as famílias”
{{ noCommentsLabel }}