Isabel Díaz Ayuso, a figura mais reconhecida da política espanhola, de acordo com um estudo do Instituto de Investigação IO

  • Servimedia
  • 2 Maio 2024

A presidente da Comunidade de Madrid é o líder regional mais reconhecido em Espanha, sendo conhecida por 96,97% dos espanhóis, de acordo com um estudo do Instituto de Investigação IO.

Apesar de não ocupar um cargo nacional, Isabel Díaz Ayuso é a dirigente regional mais reconhecida em Espanha. Exatamente, por 96,97% dos espanhóis, de acordo com esta nova sondagem do Instituto de Investigação IO, realizada com uma amostra de mais de 5.000 pessoas para analisar a situação atual em Espanha, bem como nas suas diferentes comunidades autónomas.

Segue-se Íñigo Urkullu, Presidente do País Basco, reconhecido por 90,12% dos espanhóis; Pere Aragonés, Presidente do Governo da Catalunha, por 89,61%; Juanma Moreno, Presidente do Governo Regional da Andaluzia, por 88,4%; e o Presidente de Castela-La Mancha, Emiliano García-Page, por 86,17%.

De acordo com um estudo anterior da IO Research, todos os espanhóis consideram também que Madrid (37,25%) é a comunidade autónoma que melhor defende os interesses da sua região e dos seus cidadãos face ao governo central, independentemente do local de residência dos inquiridos; seguida do País Basco (36,58%) e da Catalunha (29,41%).

De acordo com a análise, os espanhóis avaliam, em média, melhor o governo da sua própria comunidade autónoma do que o governo espanhol (4,55 contra 3,87). Por regiões, Castilla-La Mancha (5,21), País Basco (5,10), Navarra (4,79) e Comunidade de Madrid (4,72) são as que avaliam mais positivamente o seu governo.

O estudo conclui igualmente que, em termos gerais, a maioria dos espanhóis avalia todos os presidentes regionais de forma mais positiva do que Pedro Sánchez (4,34 contra 3,60). Dirigentes regionais como Emiliano García-Page (Castilla-La Mancha), Íñigo Urkullu (País Basco), Juanma Moreno (Andaluzia), Gonzalo Capellán (La Rioja) e Isabel Díaz Ayuso (Madrid), entre outros, ocupam as primeiras posições como os mais bem avaliados nas suas regiões. Apenas Pere Aragonés está atrás do Presidente de Espanha, uma vez que o Presidente da Catalunha é o presidente regional com a pontuação mais baixa dos espanhóis, com uma média de 3,21.

MELHORES POLÍTICAS

Esta análise também destaca que 21% e 16% dos espanhóis classificam Madrid e o País Basco, respetivamente, como as duas regiões com as melhores políticas regionais em todos os dezasseis domínios analisados no estudo. De facto, o IO Research salienta que “a Comunidade de Madrid destaca-se de forma notória em todas as políticas, sendo a única região presente em todas elas no top 3”.

Concretamente, 43,49% do conjunto dos espanhóis consideram que a política de transportes do Governo de Madrid é a melhor de Espanha, seguida das políticas levadas a cabo nos domínios das infra-estruturas e dos serviços públicos (36,12%); da fiscalidade e da tributação (26,87%); da defesa das liberdades (26,61%); da educação (23,63%); e do desemprego (23,48%). Segue-se a bandeira da região de Madrid, a saúde, seguida das políticas sociais, da luta contra a corrupção e da segurança, com Madrid à frente do País Basco em todas elas.

O barómetro revela ainda que 15,53% dos madrilenos consideram que a sua região está melhor do que há um ano e 49,84% pensam o mesmo. Apenas 34,63% pensam que está pior. No que se refere às notas dadas pelos próprios madrilenos sobre a sua comunidade, as políticas mais bem classificadas são o turismo (5,88), os transportes (5,50), a defesa das liberdades (5,13), a limpeza (5,00) e as infra-estruturas e serviços públicos (4,94).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel Díaz Ayuso, a figura mais reconhecida da política espanhola, de acordo com um estudo do Instituto de Investigação IO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião