Ampliar em vez de destruir. Como a inteligência artificial vai mudar o trabalhopremium

Há funções que serão eliminadas por causa da inteligência artificial, mas, mais do que destruir empregos, esta tecnologia vem ampliar os trabalhos. Formação é, contudo, indispensável.

Este artigo é parte integrante da quinta edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Afinal, os rumores de que os trabalhos realizados por humanos teriam os dias contadospor causa da inteligência artificial parecem ter sido, como diria Mark Twain, manifestamente exagerados. Essa tecnologia vai mesmo mudar o modo como trabalhamos, concordam os especialistas. Mas será mais no sentido da ampliação desses empregos do que para a sua destruição total, apontam. A implementação desta tecnologia vai abrir a porta, antecipam, a um disparo da produtividade, da eficiência e da competitividade dos profissionais e das empresas. É preciso, contudo, que a formação acompanhe esta transformação, de modo a que estejamos todos preparados para as novas funções que aí vêm, avisam. “ É mais provável que a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.