Ministério da Inclusão e a LALIGA iniciam um percurso de colaboração para combater o discurso de ódio e o racismo no desporto

  • Servimedia
  • 21 Maio 2024

A campanha do projeto europeu SCORE "This match we will win", contra o racismo no desporto, a que a LALIGA adere, decorrerá durante as próximas quatro semanas.

O projeto europeu SCORE “Cidades desportivas que lutam contra o racismo na Europa”, liderado pelo Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações, através do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (OBERAXE), lança a campanha de sensibilização “Vamos ganhar este jogo”, uma iniciativa pioneira na luta contra o racismo no domínio do desporto que visa promover a inclusão e gerar debate para erradicar os comportamentos discriminatórios no desporto, muitas vezes incentivados por discursos de ódio.

O projeto SCORE responde às linhas de ação propostas no Quadro Estratégico para a Cidadania e a Inclusão contra o racismo e a xenofobia 2023-2027, que propõe linhas de ação em diferentes áreas, incluindo o desporto. Esta campanha é também apoiada pela LALIGA, cuja participação ativa nesta iniciativa mostra o seu compromisso com a luta contra o ódio, a violência e a discriminação no domínio do futebol, em consonância com as ações da sua plataforma LALIGAVS.

Desta forma, a LALIGA é uma das entidades colaboradoras do projeto, divulgando os materiais de comunicação e dando visibilidade ao projeto através de diferentes meios online e offline, como perfis corporativos nas redes sociais, meios publicitários nos estádios (UTV + DBR) e o canal LALIGA Bars.

O apoio da LALIGA à campanha SCORE liderada pelo OBERAXE faz parte de uma colaboração mais ampla com o Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração para combater conjuntamente o racismo e a discriminação dentro e fora do desporto através da participação em projetos mútuos ou do intercâmbio de ferramentas e conhecimentos no âmbito da monitorização do discurso de ódio nas redes sociais. Assim, está prevista a continuação deste trabalho conjunto e a selagem desta colaboração com um acordo assinado por ambas as partes coincidindo com o início da época 2024-2025.

O projeto europeu SCORE, cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa CERV 2021 (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores), teve início em junho de 2022 e terminará em novembro de 2024. O objetivo geral do SCORE é criar uma coligação de cidades e autoridades locais europeias para a promoção do desporto inclusivo, bem como para a prevenção e a luta contra o racismo, a xenofobia e a intolerância conexa no domínio do desporto. O OBERAXE desempenha um papel fundamental neste trabalho e objetivo, uma vez que, para além de atuar como líder do projeto, se destaca pelo seu trabalho como plataforma de conhecimento, análise e promoção de tudo o que ajuda a combater o racismo, a discriminação racial e a xenofobia.

A campanha SCORE será levada a cabo em seis países europeus: Espanha, França, Grécia, Irlanda, Áustria e Suécia; é apoiada por um total de 14 entidades colaboradoras: LALIGA, o Gabinete Nacional de Luta contra os Crimes de Ódio (ONDOD) do Ministério do Interior, Cidalia, consultoria em diversidade, o Departamento de Desporto e Assuntos Internos da Câmara Municipal de Getafe, a Câmara Municipal de Bilbau, a Câmara Municipal de Sabadell, a Associação de Cidades Interculturais (RECI), o Observatorio de la Inmigración de Tenerife (OBITen) e a Fundación General Universidad de La Laguna, ETC Graz (Áustria), a Network for Intercultural Community Building through Training, Counselling, Exchange and Development of Policy and Practice (Suécia), Doras (Irlanda), Université de Rennes (França) e PKDI (Grécia).

A campanha envolve embaixadores locais, estatais e internacionais, incluindo atletas como Aauri Bokesa, Thaylor Lubanzadio, Violeta Pérez, Antonio Liu, Nilofar Baya, Djeneba Touré, Melissa Besara, Gustavo Nazar e Juan Diego Amador Rivero.

O discurso de ódio multiplicou-se exponencialmente graças à sua difusão na Internet e nas redes sociais. Através do monitoramento do discurso de ódio realizado pelo OBERAXE, observa-se que o episódio prototípico que mais frequentemente desencadeia o discurso de ódio é a insegurança do cidadão (ou a perceção dela), que estava relacionada a 38% do conteúdo em janeiro-fevereiro de 2024. Estes episódios associam migrantes ou pessoas de outra origem racial sem provas e retratam-nos como uma ameaça à cidadania (21% do conteúdo); rebaixam-nos ou desumanizam-nos gravemente (30% do conteúdo); e incitam à violência contra eles (31% do conteúdo).

A Ministra da Inclusão, Segurança Social e Migração, Elma Saiz, destacou o trabalho realizado pelo OBERAXE, nesta ocasião à frente deste projeto europeu. “O discurso de ódio não tem lugar em nenhum setor da nossa sociedade. A adesão de LALIGA a Score será, sem dúvida, um revulsivo para mantê-los fora dos espaços desportivos”, disse ela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério da Inclusão e a LALIGA iniciam um percurso de colaboração para combater o discurso de ódio e o racismo no desporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião