Fidelidade paga 7,75% por emissão de 500 milhões de obrigações verdes perpétuas

A emissão de dívida verde perpétua do grupo segurador contou com uma procura três vezes acima da oferta

A operação de financiamento que a Fidelidade realizou entre ontem e esta quarta-feira, como o ECO noticiou, resultou numa emissão de 500 milhões de euros de obrigações subordinadas Tier 1 “verde” com uma taxa média ponderada (yield) de 7,75%, segundo o portal International Financing Review

De acordo com informação recolhida pelo ECO junto de fontes conhecedoras da operação, esta emissão contou com uma procura três vezes acima da oferta, com o grupo segurador a receber cerca de 1.500 milhões de euros de propostas, e foi liderada por um sindicato bancário constituído pela Morgan Stanley Europe SE, Citigroup Global Markets Limited e Caixa – Banco de Investimento, S.A.

Os títulos de dívida emitidos esta quarta-feira pela Fidelidade têm a particularidade de serem um instrumento de dívida perpétua e poderem apenas ser recomprados pelo grupo segurador apenas a partir de 2030, tendo também o condicionamento de o montante obtido ter de ser utilizado no investimento de projetos ligados à sustentabilidade.

Estes títulos carregam uma classificação de “BBB-” concedida pela agência de notação Fitch, que se situa três níveis abaixo do rating de crédito da Fidelidade, que é “A-“.

Esta foi a primeira emissão de dívida perpétua e verde realizada pela Fidelidade, tendo sido realizada enquanto o grupo segurador inicia o processo de abertura de capital na bolsa, previsto para o próximo ano, e pouco depois de a Luz Saúde, totalmente controlada pela Fidelidade, ter decidido suspender os planos para realizar a sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), devido às “condições de mercado adversas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade paga 7,75% por emissão de 500 milhões de obrigações verdes perpétuas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião