Unicorn Factory tem 20 mil euros para apoiar cidades mais verdes

Inscrições para o programa "Clean Future" decorrem até 9 de junho. Nesta 2.ª edição, o programa tem uma vertente internacional, com a colaboração das cidades de Helsínquia, San Sebastian e Marselha.

A Unicorn Factory Lisboa tem 20 mil euros para apoiar soluções que promovam cidades mais sustentáveis. As inscrições para o “Clean Future” decorrem até 9 de junho, e, nesta segunda edição, o programa assume uma vertente internacional, com a colaboração das cidades europeias de Helsínquia, San Sebastian e Marselha, abrindo “mais mercados às startups, através de sessões de matchmaking“.

“Na Unicorn Factory Lisboa temos como missão potenciar a inovação e o respetivo impacto na cidade de Lisboa e na sociedade em geral. Neste sentido, o Programa ‘Clean Future’ vem apoiar soluções que promovam a sustentabilidade das cidades, um dos alicerces do progresso, especialmente no que toca ao desenvolvimento de cidades no futuro. Fruto do sucesso do ano anterior, este ano alargámos o âmbito internacional do programa, com a participação de três cidades europeias, com o objetivo de ampliar o impacto da Unicorn Factory Lisboa e acelerar a transição para cidades mais verdes e sustentáveis”, afirma Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

O programa tem como objetivo apoiar startups nas áreas de construção, mobilidade e retalho, áreas com impacto na vida dos habitantes nas cidades. Em parceria com a MEXT (Mota-Engil), a EMEL, a GS1 Portugal, o Eletrão e a Galp, o “Clean Future” oferece um “laboratório vivo de dez semanas com mentoria e masterclasses, culminando numa apresentação final (a 3 de outubro) onde serão atribuídos prémios de cinco mil euros por categoria e um prémio adicional de cinco mil euros ao vencedor global”.

Nesta segunda edição, após a eleição de Lisboa como Capital Europeia da Inovação, o programa assume uma vertente internacional, em parceria com Helsínquia (Finlândia), San Sebastian (Espanha) e Marselha (França), com o apoio da Urban Tech Helsinki, do Fomento San Sebastian e do L’Accélérateur M.

“Estas organizações vão permitir a participação de um maior número de startups internacionais e um reforço do apoio aos participantes, potenciando a inovação através da partilha de conhecimento e de mentores entre cidades”, destaca a Unicorn Factory em comunicado. Em simultâneo, “vai abrir mais mercados às startups, através de sessões de matchmaking, que vão permitir às startups participantes no programa a ligação direta com outros ecossistemas e a promoção de sinergias com outras startups dessas cidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicorn Factory tem 20 mil euros para apoiar cidades mais verdes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião