Rows levanta 8 milhões para acelerar nos EUA e Reino Unido

Com esta nova ronda eleva-se para cerca de 30 milhões de euros o capital já levantado pela startup que tem nos EUA o seu principal mercado de vendas.

Humberto Ayres Pereira e Torben Schulz fundaram a Rows em 2017

A portuguesa Rows levantou oito milhões de euros para fazer um upgrade IA às folhas de cálculo e acelerar a sua expansão nos mercados chave da empresa, os Estados Unidos, Reino Unido e Europa. A operação foi liderada pela Indico, sendo este o primeiro investimento do novo fundo da sociedade de capital de risco de 70 milhões.

“A ronda permite-nos estender o financiamento, que é mais tempo para fazer experiências e melhorar a experiência para os nossos utilizadores principais: pessoas de negócios que precisam de dados. Pensar com dados, testar os dados, fazer gráficos, hipóteses, relatórios”, adianta Humberto Ayres Pereira, CEO da Rows, ao ECO.

No ano passado, o número de utilizadores do software da Rows – que oferece as funcionalidades do Excel e do Google Sheets, o “primeiro analista de IA do mundo”, que extrai informação de tabelas de dados, bem como “integrações com plataformas usadas por analistas de marketing e negócios” como Notion, Facebook Pages, Facebook Ads, Instagram, TikTok, Google Analytics, Google Search, entre outras – aumentou “muito”. “De cerca de 40 mil para mais de 800 mil utilizadores. Já estamos muito próximos do um milhão agora“, adianta o cofundador, juntamente com Torben Schulz, da Rows, ao ECO.

E o objetivo é crescer. “Este crescimento vai vir sobretudo dos mercados mais relevantes onde se gasta mais em software (que é onde se consomem mais dados também)”, aponta Humberto Ayres Pereira. Estados Unidos (que representa 35% das vendas) e Europa, em particular Alemanha e Reino, que representam 30%, são os principais mercados de aposta.

“Temos utilizadores e clientes em todos os continentes, e vamos continuar a aceitar de todo o lado. Mas os esforços que faremos em conteúdo, parcerias, conferências etc. serão aí.”

Não há planos de aumentar a atual equipa de 35 pessoas, das quais 30 residentes em Portugal. “Estender implica manter a equipa, mas aumentar o foco nesses objetivos: ir a mais conferências e eventos nos mercados principais”, precisa.

Primeira operação do novo fundo da Indico

A ronda de oito milhões foi liderada pela Indico Capital, contando com a participação dos anteriores investidores da Rows, Cherry Ventures, Accel, Lakestar e Armilar Venture Partners, entre outros. Trata-se do primeiro investimento do novo fundo de 70 milhões da sociedade de capital de risco.

“Este investimento é o primeiro de um novo fundo da Indico de 70 milhões, cujo principal subscritor é o Banco de Fomento ao abrigo da linha de venture capital. Estão subscritos desde já 57,5 milhões dos 70 milhões, podendo ainda vir a receber mais investidores até este limite. Este fundo dedica-se a empresas de software portuguesas, investimentos até cinco milhões de euros direcionados a empresas certificadas pela agência nacional de inovação com forte atividade de R&D“, afirma Stephan Morais, da Indico Capital Partners, citado em comunicado.

Com esta injeção de capital, Cristina Fonseca, partner da Indico e antiga fundadora do unicórnio Talkdesk, entra na direção da Rows. “Estamos muito contentes em contar com a experiência e energia da Cristina. Já a conhecemos há vários anos, aliás quando estava a pensar começar a Rows com o Torben estive com ela (e com o Miguel Santo Amaro [da Coverflex e Shilling]) que me disseram que sim, para ir fazer isso”, comenta Humberto Ayres Pereira, ao ECO.

A última ronda da Rows foi em 2021, altura em que a startup levantou 14 milhões de euros. Desde 2017, altura da sua fundação, já levantaram cerca de 30 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rows levanta 8 milhões para acelerar nos EUA e Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião