Reforço da pista do aeroporto do Porto custa 50 milhões e vai demorar 19 meses

ANA Aeroportos investe 50 milhões de euros no reforço da pista do aeroporto do Porto. Empreitada arranca a 31 de julho e termina 19 meses depois.

As obras de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vão custar 50 milhões de euros e estarão concluídas em fevereiro de 2026, anunciou esta segunda-feira a ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports. Trata-se da maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura, garante.

O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato da empreitada com a Acciona. “Esta intervenção visa o desenvolvimento do aeroporto do Porto, um investimento de qualidade, segurança e desempenho ambiental, permitindo acomodar o crescimento do tráfego futuro”, refere a ANA.

O reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, começa a 31 de julho, vai demorar 19 meses, de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 6h00. A ANA Aeroportos explicou que a opção pelo trabalho em horário noturno visa “minimizar o impacto nas operações aeroportuárias”.

Com esta operação, continua o comunicado, a ANA vai “reforçar as condições operacionais do aeroporto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura”. Na cerimónia de assinatura do contrato, o presidente da ANA, Thierry Ligonnière, referiu que a pista “está a precisar de uma renovação e de um reforço”.

A intervenção na pista e áreas adjacentes contempla a repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, intervenções de reforço estrutural da pista, ajustamento da geometria da faixa da pista (strip), e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35, bem como a substituição dos sistemas de luzes da pista por LED.

A empreitada inclui também a renovação do sistema de drenagem da pista e a instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35, que vão permitir operações em baixa visibilidade.

Esta situação leva-nos a propor o encerramento do aeroporto durante um dia completo, o único dia do ano em que não haverá aviões na pista no Porto.

Thierry Ligonnière

Presidente da ANA

Devido à empreitada, o aeroporto estará encerrado no dia 10 de setembro. “As únicas obras visíveis para os passageiros terão lugar no dia 10 de setembro”, informou Thierry Ligonnière. “Alguns destes trabalhos terão de ser efetuados durante um período mais longo do que aquele que dispomos todas as noites. Esta situação leva-nos a propor o encerramento do aeroporto durante um dia completo, o único dia do ano em que não haverá aviões na pista no Porto”, explanou o presidente da ANA. “Esta data foi escolhida com base em probabilidades de condições meteorológicas favoráveis”, justificou.

“Aproveitamos este tratamento de rejuvenescimento para ajustar as características geométricas da pista (…) com vista a colocar a pista do Porto no mais alto nível de segurança”, contribuindo, assim, “para manter o aeroporto entre os melhores da Europa”, sustentou Thierry Ligonnière.

“Investimento importantíssimo para a região”, diz Luísa Salgueiro

À margem da cerimónia a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos considerou que o reforço da pista do aeroporto se trata de “um investimento importantíssimo para a região e obviamente para o município de Matosinhos”. Luísa Salgueiro sublinhou o facto de “o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ser o grande fornecedor de visitantes. Os turistas que chegam são basicamente a partir do aeroporto, mas também naturalmente, do terminal de cruzeiros do Porto de Leixões”.

A autarca socialista salientou ainda que “o aeroporto continua a bater recordes; portanto, o investimento, o crescimento do aeroporto e alargamento da pista também está no plano de investimentos nacional”.

Ainda a 16 de maio vários empresários do Porto pediram obras no aeroporto nortenho e garantiram que pode responder à procura enquanto a futura infraestrutura em Alcochete estiver em construção. Também o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, defendeu que o dinheiro “desperdiçado” em Lisboa devia ser canalizado para investir no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. E destacou o facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ser dos mais premiados no seu segmento, conquistando num universo de 15 milhões de passageiros, o primeiro lugar.

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