Governo nomeia nova mediadora do crédito
O Governo escolheu Ana Margarida Machado de Almeida é a nova mediadora do crédito. Maria Clara Domingues Machado, a última no cargo, iniciou funções em 2012 e foi reconduzida em 2014.
Ana Margarida Machado de Almeida é a nova mediadora do crédito. A nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo o comunicado desta segunda-feira.
O mediador do crédito, figura instituída em 2009, visa a “defesa e a promoção dos direitos, garantias e interesses legítimos de quaisquer pessoas ou entidades que sejam parte em relações de crédito, bem como contribuir para melhorar o acesso ao crédito junto do sistema financeiro“, segundo a página oficial.
Com a mediação, “pretende-se fomentar a comunicação entre as partes – cliente bancário e instituição de crédito –, no sentido de chegarem a um acordo e, assim, ultrapassarem situações de impasse, ou de falta de entendimento, na relação de crédito”.
Além disso, o mediador do crédito tem também a responsabilidade de “promover a literacia financeira em matéria de crédito, devendo, para o efeito, fomentar o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos neste domínio, bem como prestar os esclarecimentos e as informações que lhe forem solicitados”.
Embora funcione junto do Banco de Portugal, o mediador do crédito dispõe de uma missão e competências próprias.
Segundo a página oficial do Mediador do Crédito, Maria Clara Domingues Machado foi a última mediadora do crédito, tendo iniciado funções em 2012, sendo reconduzida no cargo em 2014. Antes, apenas João José Amaral Tomaz exerceu a função, tendo sido o primeiro a ser nomeado mediador do crédito, cargo que desempenhou entre 2009 e 2011.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo nomeia nova mediadora do crédito
{{ noCommentsLabel }}