5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 4 Junho 2024

Hoje são conhecidos os resultados do Índice de Saúde Sustentável, no mesmo dia em que o Banco de Portugal e o Eurostat divulgam dados. Os trabalhadores da mina de Neves-Corvo avançam para greve.

O dia de hoje fica marcado pela divulgação dos resultados do Índice de Saúde Sustentável e pelas audições das Comissões de Trabalhadores da ANA Aeroportos e da Portway a propósito da privatização da ANA – Aeroportos de Portugal à Vinci, bem como dos Sindicatos SITAVA, SINDAV e SINTAC. Já os trabalhadores da mina de Neves-Corvo (Castro Verde) iniciam esta terça-feira uma greve que se pode estender até dia 8.

Índice de Saúde Sustentável

Esta terça-feira são divulgados os resultados do Índice de Saúde Sustentável. No ano passado, o estudo revelou que o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2022 permitiu um retorno de 7,8 mil milhões de euros para a economia, graças ao impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcam presença nas sessões de abertura e encerramento da 12ª Conferência Sustentabilidade em Saúde, evento onde serão apresentados estes resultados.

Audições a propósito da privatização da ANA

O tema da privatização da ANA – Aeroportos de Portugal à Vinci é mote para duas audições esta terça-feira. A requerimento do PCP, são ouvidas as Comissões de Trabalhadores da ANA Aeroportos e da Portway, ao que se segue a audição dos Sindicatos SITAVA, SINDAV e SINTAC, também a requerimento do Partido Comunista Português. Estas audições surgem depois de o Tribunal de Contas ter considerado em janeiro que a privatização “não salvaguardou o interesse público”, não maximizou o encaixe para o Estado e descurou a concorrência no setor aeroportuário. Conclusões que a ANA, na sua maioria, contestou.

Dados do BdP sobre a execução orçamental

Também esta terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) divulga as estatísticas da execução orçamental – o conjunto de operações que refletem a cobrança de receitas e o pagamento de despesas previstas no Orçamento do Estado – até abril. O BdP divulga também dados sobre o mercado secundário, que compreende as transações em bolsa ou fora dela sobre títulos que se encontram em circulação, referentes a maio.

Como evoluem as licenças de construção na UE?

O Eurostat vai divulgar os dados relativos às licenças de construção na União Europeia (UE) referentes a fevereiro deste ano. Em termos de custos de construção, estes continuam a aumentar em Portugal, assim como na generalidade dos países da Zona Euro. O Gabinete de Estatísticas da União Europeia também divulga esta terça-feira o volume de negócios da indústria referentes a março.

Início da greve de trabalhadores da Somincor

Os trabalhadores da mina de Neves-Corvo (Castro Verde) iniciam esta terça-feira uma greve para exigir aumentos salariais, entre outras matérias. Está previsto que a paralisação, convocada pelo Sindicato da Indústria Mineira (SIM), possa estender-se até dia 8. A mesma surge após a ausência de respostas pela empresa face à última greve geral nas minas de Neves-Corvo que decorreu nos dias 26 e 27 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião