Sword Health, Addvolt, knok… Há 16 tech nacionais entre as de maior crescimento na Europa

Reino Unido (81), Suécia (50), Finlândia (50) são os países que mais empresas têm listadas no ranking da Deloitte. Portugal surge na 10.ª posição, tendo listadas 16 tecnológicas.

Sword Health, Addvolt e knok são três das 16 tecnológicas nacionais de maior crescimento na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), aponta o ranking “Fast 500 EMEA”, da Deloitte. Em três anos, estas startups apresentaram um crescimento de médio de 810%.

“É encorajador ver empresas portuguesas a alcançar estes resultados no ‘Deloitte Technology Fast 500 EMEA 2023’. Temos 32% das empresas vencedoras da primeira edição do Technology Fast 50 Portugal entre as 500 tecnológicas deste ranking internacional. O crescimento médio de 810% destas empresas é um testemunho dos resultados que se podem alcançar com inovação, modelos de negócio escaláveis e capacidade empreendedora”, afirma Pedro Brás da Silva, associate partner da Deloitte, citado em comunicado. “É um sinal claro de que Portugal tem talento para alojar empresas tecnológicas relevantes a nível internacional”, acrescenta o responsável da consultora.

Mais de um terço das empresas nacionais que fizeram parte da primeira edição nacional do ranking “Technology Fast 50 2023” constam deste novo ranking da Deloitte que lista as 500 maiores empresas tecnológicas que registam maiores crescimentos na região EMEA.

A finlandesa Metacore Games (categoria Media & Entertainment) lidera o ranking com uma média de 89,319% de crescimento. Uma das 50 empresas finlandesas que surgem nesta avaliação.

Reino Unido (81), Suécia (50), Finlândia (50) são os países que mais empresas têm listadas no ranking da Deloitte. Portugal surge na 10.ª posição, tendo listadas 16 tecnológicas.

 

 

A portuguesa mais bem classificada no ranking ocupa o 34.º lugar, a Sword Health. A unicórnio — que acabou de anunciar uma nova ronda de 30 milhões de dólares, elevando para três mil milhões de dólares a sua avaliação –, em 2019 ocupava a 322.ª posição.

A Addvolt, que desenvolve uma solução que permite recuperar, produzir e armazenar energia elétrica a bordo de camiões de transporte sob temperatura controlada, é a segunda portuguesa mais bem colocada, surgindo na 97.ª posição do ranking global.

Em 146º lugar está a knok, tecnológica que combina inteligência artificial com telemedicina, garantindo a terceira posição entre as tecnológicas nacionais.

Estas três startups foram igualmente as que ocuparam a edição cimeira do ranking nacional da Deloitte.

 

Magic Beans (268.º), Twistag (334.º), Replai (382.º), Hijiffy (413.º), The Loop Co. (417.º), Code for All (436.º), Mediaprobe (439.º), StoneShield (442.º), Agix (460.º), Casafari (465.º), Boost:IT (466.º), Valuedate.io (485.º) e SweetCare (488.º) são as restantes tecnológicas nacionais entre as 500 de maior crescimento na região EMEA.

“Em 2019, estas empresas tinham uma média de 229 colaboradores e terminaram o ano de 2022 com 830 – um crescimento de 262%”, destaca a Deloitte em comunicado.

Pode aceder ao ranking completo aqui.

As tecnológicas que se candidatarem à próxima edição do programa em Portugal, ficam também habilitadas a entrar no ranking internacional de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sword Health, Addvolt, knok… Há 16 tech nacionais entre as de maior crescimento na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião