Fundo soberano da Noruega vai votar contra pacote salarial de 56 mil milhões da Tesla a Musk
O pacote salarial tinha sido aprovado em 2018, mas foi anulado em janeiro deste ano por um tribunal de Delaware, nos Estados Unidos. Vai ser votado em assembleia geral na próxima semana.
O fundo soberano da Noruega, oitavo maior acionista da Tesla, anunciou este sábado que vai votar contra o pacote salarial que a fabricante de veículos elétricos quer dar ao CEO Elon Musk, que ascende a cerca de 56 mil milhões de dólares (cerca de 51,6 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) e que será votado pelos acionistas na próxima semana, noticia a Reuters (acesso condicionado conteúdo em inglês).
O pacote salarial tinha sido aprovado em 2018, mas foi anulado em janeiro deste ano por um tribunal de Delaware, nos Estados Unidos, que considerou que é injusto para os acionistas, apelidando-o de “soma insondável”. Este foi o maior pacote remuneratório já atribuído, publicamente, nos Estados Unidos.
Este sábado, o Norges Bank Investment Management, operador do fundo norueguês, disse que apreciou “o valor significativo gerado sob a liderança do Sr. Musk desde a data da concessão em 2018”, no entanto, continua “preocupado com o tamanho total do prémio”. “Continuaremos a procurar um diálogo construtivo com a Tesla sobre este e outros tópicos”, acrescentou a mesma fonte.
Em 2018, o fundo já tinha votado contra este pacote e no ano passado votou contra mais de metade dos planos remuneratórios dos CEO nos EUA acima dos 20 milhões de dólares, tendo alertado que não se alinhavam com a criação de valor a longo prazo para os acionistas, escreve a Reuters.
A assembleia geral de acionistas da Tesla está agendada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho, e na ordem de trabalhos está prevista a votação deste pacote, bem como a reeleição de diretores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo soberano da Noruega vai votar contra pacote salarial de 56 mil milhões da Tesla a Musk
{{ noCommentsLabel }}