Bar Ogilvy ganha bronze em Cannes com “The Endangered Typeface”
A campanha da Bar Ogilvy foi premiada na categoria de Digital Craft (Data Visualisation). Em shortlist, logo com possibilidade de prémio, estão ainda dois trabalhos da Bar Ogilvy e dois da Dentsu.
O trabalho “The Endangered Typeface”, campanha lançada pela ANP (Associação Natureza de Portugal) que trabalha com a WWF (WorldWideFund for Nature), em parceria com o Jardim Zoológico, ganhou um bronze no festival de criatividade Cannes Lions.
A campanha da Bar Ogilvy foi premiada na categoria de Digital Craft (Data Visualisation). A Endangered Typeface, como descreveu a agência na altura do lançamento da campanha, é uma “fonte viva” na medida em que cada letra representa um animal e que, quanto menor for o número de indivíduos de uma espécie, menos visível será a letra correspondente. A atualização é feita com dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Com esta campanha “conseguimos traduzir os números alarmantes das espécies em vias de extinção numa demonstração visual muito simples, clara e impactante. Fazer as pessoas pensar, ajudar e espalhar a palavra sobre um problema maior que todos nós é o que queremos alcançar com este projeto”, referia Miguel Ralha, CEO da BAR Ogilvy, na altura. A Jungle Corner Production Company foi a produtora envolvida na campanha.
Em shortlist — logo, com a possibilidade de serem premiados –, estão ainda dois trabalhos da Bar Ogilvy e dois da Dentsu Creative, em Direct. Em sentido contrário, os trabalhos em shortlist da Havas, da Judas e da Coming Soon não evoluíram para prémio.
Por divulgar está ainda a shortlist de Sustainable e Development Goals, pelo que ainda não é conhecida a performance portuguesa nesta categoria, na qual estão inscritas 11 peças.
Bro Grand Prix
A conquista foi feita na categoria Pharma (Patient Engagement) e o trabalho foi desenvolvido para a Siemens Healthineers e contou com a colaboração da Cuf. A criatividade foi da agência Area 23, de Nova Iorque, que contou com a colaboração da Sonido (portuguesa) e da Tempest Originals Custom Carpentry (norte-americana), e com a pós-produção da Ars Thanea (norte-americana).
Este ano, Portugal está representado com 151 trabalhos no Cannes Lions. Este número traduz um recuo de 33 trabalhos em relação a 2023, uma edição histórica em número de casos inscritos e também de prémios conquistados.
Por categorias, as agências e marcas a operar em Portugal inscreveram 18 casos em Brand Experience & Activation, 14 em Design e e 13 em Direct. A categoria Entertainment Lions for Sport tem 12 inscrições, mais uma do que Sustainable Development Goals.
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