Turismo algarvio falha meta de redução de consumo de água e adesão fica pelos 13%
A ADENE indica que o turismo algarvio reduziu o consumo de água em 12% entre março e maio, abaixo dos objetivos traçados. Em paralelo, adesão à iniciativa de poupança foi apenas de 13%.
Os empreendimentos turísticos do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water, a iniciativa criada na área do turismo para responder à situação de seca na região, reduziram em 12% os consumos de água entre março e maio.
Esta redução fica abaixo do objetivo traçado pelo anterior Governo no passado mês de fevereiro, de 15%, e também ligeiramente abaixo do novo patamar avançado pelo executivo de Luís Montenegro, que colocou em maio a fasquia nos 13%.
O registo de poupança no consumo de 12% é divulgado este sábado no primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica para o setor do turismo, elaborado pela ADENE – Agência Portuguesa para a Energia.
Entre 18 de março e 31 de maio de 2024, aderiram à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica da ADENE, 85 empreendimentos, maioritariamente hotéis, de um total de 650 dos que estão presentes na região – ou seja, 13% do total.
No relatório, a ADENE recomenda o alargamento às entidades gestoras de campos de golfe que servem os empreendimentos turísticos. Isto depois de o Governo, já este mês, ter decretado que a iniciativa vai ser alargada também ao alojamento local, às empresas de aluguer automóvel, animação turística e restauração.
Encontram-se de momento em implementação mais de duas mil medidas, das quais metade são estruturantes, informa a agência em comunicado.
O Selo de Eficiência Hídrica Save Water é atribuído no momento em que os empreendimentos turísticos subscrevem um Compromisso com a Eficiência Hídrica, do qual deverão constar 30 medidas para uma melhor gestão e poupança da água. Estas devem ser aplicadas até ao final do ano, faseadamente. Além disso, as empresas passam a ter de monitorizar os consumos e a registar numa plataforma própria o respetivo progresso. A Agência Portuguesa para a Energia (ADENE) está encarregue de fiscalizar.
De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, considerando-se positiva a melhoria da informação sobre os consumos do setor do Turismo do Algarve. Recomenda-se ainda a intensificação do esforço de divulgação de forma a aumentar a adesão à iniciativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turismo algarvio falha meta de redução de consumo de água e adesão fica pelos 13%
{{ noCommentsLabel }}