Mercado publicitário global deve crescer 10% este ano e atingir 855 mil milhões de euros
No caso de Portugal, o mercado publicitário deverá crescer cerca de 10% este ano, estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.
O mercado global publicitário deverá crescer 10% este ano, em termos homólogos, para 927 mil milhões de dólares (855 mil milhões de euros), de acordo com as conclusões do relatório de junho do grupo IPG Mediabrands, divulgadas esta segunda-feira.
O relatório é elaborado pela Magna, unidade de intelligence do grupo IPG Mediabrands que fornece dados e análises que apoiam as estratégias de investimento das equipas das agências e clientes, que garantem uma vantagem competitiva no mercado, segundo a empresa.
De acordo com as previsões da IPG Mediabrands, “o mercado global publicitário em 2024 deverá registar um aumento de 10% relativamente a 2023, e atingir cerca de 927 mil milhões de dólares, impulsionado pela estabilidade da economia e o seu desenvolvimento mais forte em mercados como a Espanha (14%), Índia e Reino Unido (ambos com 12%), França e EUA (ambos com 11%)”.
A Alemanha e a China “enfrentam um abrandamento económico com impacto no ritmo de crescimento publicitário mais lento (8%)”, estima. Nos EUA, o mercado publicitário deverá crescer “cerca de 10,7% este ano, para um máximo histórico de 374 mil milhões de dólares [345 mil milhões de euros]”.
Este aumento beneficia “desproporcionalmente os players digitais puros (+13,5%) para 263 mil milhões de dólares [242 mil milhões de euros], com as receitas de publicidade nos segmentos de search e trade a crescer 13%, e aumentos de 16% em social media e vídeos de curto formato para as redes sociais”.
O out-of-home (OOH) “continua a mostrar resultados orgânicos significativos de crescimento (+7%) para 35 mil milhões de dólares [32 mil milhões de dólares], impulsionado pelos outdoors digitais que representam quase 40% do investimento publicitário”.
Em termos globais, “os investimentos em publicidade foram mais fortes do que o esperado, relativamente ao previsto pela Magna no último relatório de dezembro, observando-se crescimento em todos os segmentos de media, incluindo os media tradicionais”.
Os eventos cíclicos de 2024 (UEFA, Jogos Olímpicos de Paris, Copa América, eleições gerais, entre outros acontecimentos) “vão proporcionar um crescimento adicional de 1,3% à economia global, impulsionando os investimentos publicitários”, conclui.
O mercado publicitário português deverá crescer cerca de 10% este ano, estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.