Hoje nas notícias: Zona Franca da Madeira, Saúde e Defesa

  • ECO
  • 9 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A maioria das empresas da Zona Franca da Madeira está insolvente ou não tem como pagar os apoios considerados ilegais pela Comissão Europeia, alerta uma responsável do CINM da Associação Comercial e Industrial do Funchal. O livro branco, que será apresentado esta terça-feira pela Escola Nacional de Saúde Pública, recomenda a elaboração de um plano nacional de recursos humanos para a saúde a longo prazo, que inclua os trabalhadores dos setores público, social e privado. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

“Maioria” das empresas da Zona Franca está “insolvente ou sem capacidade” para pagar apoios ilegais

A “maioria” das empresas da Zona Franca do arquipélago ou “está insolvente” ou “não tem capacidade” para pagar os apoios do Estado considerados ilegais na sequência de uma investigação da Comissão Europeia, em 2020, alerta a presidente da mesa do CINM-Serviços da Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), Tânia Castro. Após esta conclusão, houve uma “debandada” de empresas, o que conduziu à estagnação na área dos serviços na Zona Franca da Madeira.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

BCP executa construtora Elevo por dívida de seis milhões

Com um valor global de cerca de 5,83 milhões de euros, decorrem cinco leilões de ações de execução de ativos mobiliários do Grupo Elevo, detidas pelo BCP. O valor destes lotes, cuja venda decorre no e-leilões, soma 1,36 milhões de euros em termos de valor base. Acrescem 4,47 milhões de euros de obrigações não cotadas da Elevolution – Engenharia e da FCSC SGPS, holding que era a cabeça do grupo, que resultou da fusão das construtoras Edifer, Monte Adriano, Hagen e Eusébios, detidas pelo banco português.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Planeamento dos recursos de Saúde deve incluir SNS, privado e social

Especialistas e organizações nacionais e internacionais do setor recomendam a definição de um plano nacional de recursos humanos para a saúde a longo prazo, que inclua os trabalhadores dos setores público, social e privado. Flexibilidade no trabalho, progressão na carreira, regimes de remuneração mais justos e competitivos são algumas das prioridades apontadas no livro branco que consta de uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, que é apresentado esta terça-feira.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

Portugal deixa por gastar em média 317 milhões do Orçamento da Defesa a cada ano

Portugal ainda está longe de cumprir a meta da NATO de alocar 2% do PIB à Defesa. Não obstante, as verbas anunciadas em cada Orçamento do Estado, que têm aumentado de ano para ano, não têm sido efetivamente empregues. Numa análise aos orçamentos do setor na última década, verifica-se que em 2023 ficaram por gastar 521 milhões de euros e, em 2020, 526 milhões. A partir da consulta da Conta Geral do Estado referente ao período entre 2014 e 2023, depreende-se que, em média, ficam por gastar 317 milhões de euros em cada ano.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Travar a descentralização da Agricultura será “grave” para o país

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) considera que um regresso das direções regionais ao Ministério da Agricultura — uma decisão que está a ser ponderada pela tutela — seria a morte da descentralização e que os custos para o país seriam “graves”. Em entrevista, António Cunha diz estar convicto que é antes necessário “aprofundar” este processo, o que significa “transferir mais competências para as comissões, nomeadamente no âmbito das florestas e da gestão da água”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Zona Franca da Madeira, Saúde e Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião