Há seis portuguesas entre as startups de maior crescimento no Sul da Europa. Veja a lista completa

Entre as 50 startups de maior crescimento do Sul da Europa, seis têm sede em Portugal. Depois de Itália e Espanha, Portugal é o país que acolhe o maior número de startups. Veja a lista completa.

Há seis startups nacionais entre as 50 de maior crescimento no Sul da Europa em 2024, segundo o “Sifted 50: Southern Europe – The fastest-growing startups in 2024” do Financial Times. Portugal tem 12% das startups que constam neste ranking que analisa as startups de maior crescimento de Andorra, Chipre, Grécia, Itália, Malta, San Marino, Espanha e Portugal.

Três das startups nacionais — Coverflex, Equalfood e Bridge In — ocupam o top 15 do ranking liderado pela espanhola Olistic, sedeada em Barcelona. Da lista das 50 empresas, feita com base na análise do crescimento de receitas nos últimos três anos fiscais, constam ainda a Knokcare, a Casafari e a HiJiffy.

Entre as nacionais, a startup de benefícios flexíveis Coverflex é a que ocupa a melhor posição na listagem, o 4.º lugar, com um total de 17,5 milhões de euros lá levantados no mercado, com operação já em Espanha e Itália, e um crescimento de receitas e 312,89%, segundos os dados da Sifted.

Também no top 15 encontra-se a Equalfood, com a startup de foodtech a ocupar a 9.ª posição face ao crescimento de mais de 232% registado; a fechar as quinze mais está ainda a portuguesa Bridge In, outra HR tech, assinalando um crescimento de mais de 174%. Esta startup, que apoia empresas internacionais a expandirem-se para Portugal, está agora a expandir para Espanha, o primeiro mercado de internacionalização e, até 2028, quer estar presente em 31 países.

 

Mas há mais startups nacionais a registar níveis de crescimento que lhes garantiram um lugar no ranking. Na 33.ª posição está a health tech knokcare, com a startup de Matosinhos a assinalar um crescimento de 99,53%. A subida de mais de 83% da proptech Casafari também lhe garantiu o 40.º lugar no pódio; surgindo em 42.º lugar também a HiJiffy, com a startup da Vidigueira que atua na área de hospitalidade a assinalar um crescimento de mais de 68%.

Lisboa entre as cidades com mais startups

“Portugal não está satisfeito em ser o irmão mais novo — tem trabalhado afincadamente para se reinventar como um tech hub líder. E isso tem tido sucesso: tal como Espanha, o país tornou-se uma base preferencial para os jovens nómadas digitais”, destaca o relatório da Sifted.

Embora, Itália seja a sede do maior número de startups incluídas no ranking, com 24 das 50 a ter a sua casa neste país; seguida de Espanha (16), Portugal surge na terceira posição com seis startups. Segue-se Grécia com 3 e Chipre com 1.

Itália, Espanha e Portugal representam 80% das startups no ranking, com Portugal a ter uma fatia de 12%. Na análise por cidades, Lisboa também pontua bem. Milão lidera entre as cidades (12), seguida de Barcelona (10), Madrid (4), seguido de Lisboa, Atenas, Roma e Turin com três startups cada.

O relatório da Sifted detalha e destaca igualmente as 10 maiores rondas de capital ocorridas no mercado português, com a Powerdot a liderar a larga distância com uma ronda de 100 milhões de euros, seguida da Tonic App (11 milhões), Eneida (10,5 milhões) e Azuro (10,1 milhões).

 

Globalmente, o setor de B2B SaaS é o vertical dominante (19), seguido de consumo (13), fintech (9), deeptech (4) healthtech (3) e climate tech (2).

As 50 startups levantaram no último ano fiscal uma média de 20,7 milhões de euros e geraram 12 milhões de receita, apontam os dados da Sifted.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há seis portuguesas entre as startups de maior crescimento no Sul da Europa. Veja a lista completa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião