Indico lidera ronda de 6,3 milhões da Fossa Systems para lançar nano satélites
A startup espanhola de nano satélites abriu um centro de I&D em Portugal no final do ano passado e está a iniciar a sua expansão internacional.
A Indico Capital coliderou a ronda de investimento de 6,3 milhões de euros na Fossa Systems, para aumentar a constelação de nano satélites da startup espanhola. A Fossa abriu um centro de investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal no final do ano passado e está a iniciar a sua expansão internacional.
“Estamos entusiasmados por reforçar a nossa oferta de IoT [Internet of Things] por satélite como um serviço comercial e consolidar a nossa tecnologia de nano satélites no centro do nosso modelo de negócio. Este investimento irá acelerar drasticamente o tempo de comercialização da Fossa e consolidar a nossa posição como o fornecedor líder de soluções de IoT por satélite”, afirma Julián Fernández, CEO e cofundador da Fossa, citado em comunicado.
A ronda série A foi coliderada pela sociedade portuguesa de capital de risco, Indico Capital, com a japonesa Nabtesco Technology Ventures, e participação da Newmind Venture e da Sabadell Venture Capital.
“Estamos entusiasmados por apoiar a Fossa através do Indico Blue Fund. A sua solução responde a uma necessidade crítica de conectividade IoT em áreas remotas, num mundo onde a monitorização e o rastreio fiáveis de ativos são muito valorizados, nomeadamente no oceano”, diz Stephan Morais, presidente da Indico Capital Partners, citado em comunicado.
A Fossa tem 17 nano satélites em órbita desde 2021 e, com este aumento de capital, pretende expandir a “sua constelação de satélites IoT focada na gestão remota de ativos para casos de uso industrial” e criar uma “rede de comunicações direta ao dispositivo de 80 satélites para os seus clientes rastrearem e monitorizarem com segurança os seus ativos remotos”.
Estima-se que o mercado global de IoT cresça 20% ao ano até 2030, atingindo, potencialmente, quatro mil milhões de dólares, segundo dados partilhados pela empresa.
A startup espanhola abriu um centro de I&D em Portugal no final do ano passado e está a iniciar a sua “expansão internacional para fornecer redes de satélites dedicadas e serviços de gestão de ativos através da sua constelação.”
“A Fossa Systems conta atualmente com pouco menos de 30 membros no total, com dois funcionários a tempo inteiro em Portugal. A Fossa tem um plano ambicioso para o nosso centro de I&D em Portugal com seis colaboradores até outubro deste ano”, adianta fonte oficial ao ECO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Indico lidera ronda de 6,3 milhões da Fossa Systems para lançar nano satélites
{{ noCommentsLabel }}