Faber lidera ronda de 2,2 milhões da islandesa Hefring Marine que quer entrar em Portugal

Aumentar a sua equipa atual, e vir a ter uma parte da mesma baseada em Portugal, faz parte dos objetivos da startup islandesa que oferece soluções para o setor marítimo.

A Faber liderou a ronda de 2,2 milhões de euros da islandesa Hefring Marine. A startup de tecnologia para o setor marítimo quer entrar em Portugal.

“Este investimento representa não apenas um marco significativo para a Hefring Marine, mas também reforça o nosso compromisso em impulsionar a inovação e promover a sustentabilidade no setor marítimo. Isto inclui expandirmos para o Sul da Europa, em países como Portugal, onde vemos um enorme potencial de crescimento e colaboração”, afirmou Karl Birgir Björnsson, CEO e cofundador da Hefring Marine, citado em comunicado.

Magnús Þór Jónsson (CTO co-founder), Björn Jónsson (COO co-founder) Karl Birgir Björnsson (CEO co-founder)

Liderada pela Faber, a ronda — que contou com participação de investidores como a Innoport VC, Two Ravens, MD-One, Riverstone Ventures, Idlewild Management LLC e Sukna Holdings — tem como objetivo “expandir a presença da empresa noutros mercados, incluindo em Portugal, fortalecer parcerias estratégicas e financiar novos desenvolvimentos do sistema IMAS”, um sistema de bordo baseado em Inteligência Artificial (IA), que obtém e analisa dados das embarcações em tempo real, e o principal produto da startup islandesa.

Capacitar operadores e gestores de embarcações para melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade no setor marítimo, através do IMAS, faz parte dos objetivos da startup islandesa. “O sistema, de suporte à tomada de decisões a bordo, permite otimizar a operação das embarcações, contribuindo significativamente para um aumento da consciência situacional, redução do consumo de combustível e emissões, bem como para fornecer informações vitais sobre as condições e necessidades de manutenção das embarcações”, informa.

“Estamos entusiasmados com esta parceria com a Hefring Marine, tendo em conta a sua missão e capacidade de promover mudanças positivas em todos os segmentos das indústrias náuticas, profissionais e de lazer. A sua abordagem inovadora para enfrentar os desafios ambientais torna-os um investimento ideal para nós”, salienta Rita Sousa, partner da Faber, citada em comunicado.

“A Hefring Marine criou uma entidade em Portugal e vai utilizar o financiamento recebido para formar uma equipa, parte da qual a empresa prevê estar sediada em Portugal. Isso incluirá uma parte da equipe de software e desenvolvimento, bem como contratações em vendas e desenvolvimento de negócios”, adianta fonte oficial da empresa ao ECO, sem precisar um número de pessoas para a equipa em Portugal. Hoje a startup islandesa é composta por 10 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faber lidera ronda de 2,2 milhões da islandesa Hefring Marine que quer entrar em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião