Granter.ai quer ajudar PME a aceder a fundos europeus e prepara ronda de financiamento

A startup quer levantar 1,5 milhões de euros para impulsionar internacionalização. Espanha e, mais tarde, Alemanha e Itália são os mercados na mira.

A Granter.ai acaba de lançar uma plataforma que através da Inteligência Artificial (IA) quer ligar pequenas e médias empresas (PME) a potenciais oportunidades de financiamento de fundos europeus. A startup está a preparar uma ronda de financiamento de 1,5 milhões, sabe o ECO. Espanha, Alemanha e Itália são alguns mercados na mira da tecnológica nacional.

“Falámos com mais de uma centena de empresas portuguesas. Enquanto algumas, em particular as maiores, têm recursos dedicados para tratar da burocracia, a maioria não tem. Para além disso, muitas nem sabem se são elegíveis ou veem-se obrigadas a recorrer a consultores que têm um custo elevado, o que torna este benefício inacessível para as empresas mais pequenas. Através da Granter.ai, queremos reafirmar o verdadeiro propósito das grants – apoiar a inovação e o crescimento económico”, diz Bernardo Seixas, CEO da Granter.ai.

A solução da startup tem como objetivo reduzir a burocracia e custos associadas aos métodos de consultoria tradicionais nas candidaturas aos fundos europeus, “podendo custar metade e, em candidaturas específicas, apenas um terço do valor praticado”, refere em comunicado.

Os utilizadores têm de criar uma conta na plataforma, responder a algumas questões sobre a empresa e, a partir daí, a ferramenta de IA analisa todas as bases de dados nacionais e europeias, indicando “as oportunidades de financiamento que mais se adequam ao perfil da empresa” e gerando “uma candidatura direcionada para a oportunidade selecionada pelo utilizador“. O Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Horizonte Europa e European Innovation Council (EIC) são alguns dos programas aos quais a Granter.ai facilita o acesso.

Ainda em versão private-beta, a plataforma já contava com um total de 315 empresas inscritas e contabiliza 4,6 milhões de euros emgrants(subvenções) pedidas por empresas, informa a startup.

“O recurso à IA pode ser um grande aliado, principalmente em processos morosos e complexos, que acabavam por impedir muitos empreendedores de avançar com uma candidatura e, em alguns casos, de executar excelentes projetos. Nesse sentido, pretendemos romper com esta realidade e possibilitar que as PME consigam, finalmente, receber a ajuda de que necessitam de forma eficiente”, afirma Bernardo Tavares, CTO da Granter.ai, citado em comunicado.

Com uma equipa de quatro pessoas, a Granter.ai está a “levantar uma ronda de capital para conseguirem levar a sua tecnologia para outros mercados europeus”. Ao ECO fonte oficial da empresa adianta que a startup quer levantar 1,5 milhões de euros.

E em relação aos mercados de internacionalização? Na mira estão os “mercados espanhol e, mais tarde, mercados de maior dimensão como o alemão ou italiano.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Granter.ai quer ajudar PME a aceder a fundos europeus e prepara ronda de financiamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião