Tonic App capta 10,85 milhões com Reino Unido e Alemanha na mira

A health tech tem 36 colaboradores e pretende "contratar talento sénior para a sua equipa de vendas" e "investir na área das operações".

Daniela Seixas

A health tech portuguesa Tonic App fechou uma ronda de investimento Série A de 10,85 milhões de euros. Consolidar a plataforma — que propõe um assistente virtual para médicos impulsionado pela IA e a agregação de recursos que facilitam o seu dia-a-dia profissional — nos mercados europeus onde já opera e promover a entrada durante os “próximos 24 meses” no Reino Unido e na Alemanha estão entre os objetivos da ronda.

“Conseguir investimento de capital de risco é hoje mais difícil. O montante e o momento desta ronda dão-nos uma vantagem competitiva em relação aos nossos concorrentes, que vamos aproveitar. Em breve estaremos presentes nos cinco maiores mercados de saúde da Europa, com a entrada no Reino Unido planeada para este ano, e a entrada na Alemanha, que começaremos a preparar em 2025. A nossa equipa teve uma ótima performance ao longo de 2023 e está de parabéns!”, diz Daniela Seixas, médica cofundadora e diretora executiva da Tonic App, citada em comunicado.

A terceira ronda de investimento da Tonic App vai permitir reforçar a sua estratégia de inteligência artificial, a entrada da empresa em dois novos mercados, juntando-se a Espanha, Itália e França, onde já operam, posicionando-a como a “plataforma médica líder na Europa”.

A ronda foi coliderada pelas sociedades de capital de risco portuguesas BlueCrow Capital e Iberis Capital, contando ainda com novos investidores Shilling VC e a francesa FSNB Health & Care, que se juntam à luxemburguesa Vesalius Biocapital III, Armilar Venture Partners e Portugal Ventures.

Atualmente, a startup tem 36 colaboradores e pretende “contratar talento sénior para a sua equipa de vendas” e “investir na área das operações”, informa em comunicado. Célia Brás, ex-diretora de operações da Adclick foi recentemente contratada para o cargo de Chief-of-Staff.

“Está ainda a ser feita uma forte aposta em investigação e desenvolvimento (I&D), com especial foco na inteligência artificial generativa”, refere ainda.

Criada em 2016, a startup lançou um “assistente virtual para médicos com base em inteligência artificial generativa (genAI), já utilizado por 25.900 médicos e espera obter a sua certificação como dispositivo médico até setembro”, sendo que, no segundo trimestre deste ano, é esperado o lançamento da Tonic Scribe, ferramenta que vai permitir a transcrição automática de consultas e criação de notas clínicas.

A plataforma é usada por mais de 140 mil médicos em quatro países. Só no ano passado, a Tonic App “adquiriu mais 20.000 médicos e viu a sua receita externa crescer 79%, com particular destaque para o mercado italiano, onde obteve um crescimento da sua receita de três dígitos”, segundo os dados partilhados pela empresa.

Empresas farmacêuticas, de consumer health e de dispositivos médicos, como a Abbvie, MSD, Medtronic, Roche e AstraZeneca, bem como de empresas de recrutamento médico, fazem parte da carteira de clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tonic App capta 10,85 milhões com Reino Unido e Alemanha na mira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião