Hoje nas notícias: professores, painéis solares e CP

  • ECO
  • 8 Agosto 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Mais 458 professores e educadores de infância vão reformar-se em setembro, o número mais alto de saídas desde o início do ano. Como o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis recebeu quase 80 mil candidaturas, que estão a ser avaliadas e cujo valor total ultrapassa a dotação de 30 milhões de euros prevista no Fundo Ambiental, o Governo deverá reforçar o “bolo”. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Professores aceleram corrida à reforma

O número de professores e educadores de infância a pedirem a reforma desde o início do ano vai atingir a fasquia dos 2.756 já em setembro, apenas menos 765 do que as 3.521 saídas verificadas em todo o ano de 2023. Segundo os dados da Caixa Geral de Aposentações, 458 professores e educadores de infância preparam-se para deixar as escolas no próximo mês, o valor mais alto observado em 2024. As previsões do Ministério da Educação apontam para a saída de 4.700 professores até dezembro.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Governo deverá dar mais dinheiro para janelas e painéis solares

O Governo está a estudar “a possibilidade de reforço da dotação” que o Fundo Ambiental destina à instalação de janelas eficientes eficientes e painéis solares nas casas, entre outras obras de eficiência energética. O último aviso do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAES), que encerrou em outubro de 2023, recebeu 78.052 candidaturas, mas a verba prevista de 30 milhões de euros deverá ser aumentada para “conseguir acomodar todas as candidaturas elegíveis”, aponta a comissão de acompanhamento do PRR.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

CP surpreendida com interferência do ministro nos planos para a alta velocidade

As declarações do ministro das Infraestruturas, que admitiu recentemente que não vão ser comprados “tantos comboios quantos a CP queria” para a alta velocidade, surpreenderam a administração da própria transportadora ferroviária. A empresa pública já tinha apresentado a Miguel Pinto Luz o seu plano de negócios para este serviço, em que incluía a aquisição de 14 comboios, não tendo o responsável manifestado qualquer opinião negativa sobre o que lhe foi exposto na altura.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

PS pede “esclarecimento” ao Governo sobre apoios dos combustíveis

A bancada parlamentar socialista enviou um conjunto de questões ao Governo para que este esclareça se os apoios aos combustíveis se mantêm ou não, na sequência da notícia avançada pelo Negócios de que as Finanças estariam a avaliar pôr fim a estas medidas. Em declarações à Renascença, a deputada Marina Gonçalves — uma das autoras do documento — admite que o fim destes apoios pode dificultar as negociações do Orçamento do Estado de 2025, embora o cenário ainda seja “muito hipotético”. Para o PS, a descida do IRC e o IRS Jovem são medidas com maior impacto orçamental.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Lisboa terá “pelo menos” quatro hubs de tecnologia até ao fim do ano

Lisboa vai terminar o ano com “pelo menos quatro hubs em funcionamento”, que continuarão inseridos nos três distritos: “o Beato, como grande polo de inovação da cidade, complementado com Saldanha e Alvalade”, revelou em entrevista o diretor da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo. Neste momento, existem dois — o de gaming e o da blockchain –, está confirmado o de inteligência artificial, através da parceria entre a Google e a Microsoft, e haverá ainda outro a ser anunciado em novembro na Web Summit.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: professores, painéis solares e CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião