Cellnex vende operação em Áustria avaliada em 803 milhões
Grupo que explora as torres de telecomunicações decidiu abandonar o mercado austríaco com a venda da totalidade da operação a um consórcio de três fundos.
A Cellnex, empresa espanhola com mais de 6.300 torres de telecomunicações em Portugal, anunciou a venda da totalidade da sua operação na Áustria, num negócio que avalia esta subsidiária em 803 milhões de euros. O comprador é um consórcio composto pelos fundos Vauban Infrastructure Partners, EDF Invest e MEAG.
O acordo com estas empresas para a alienação da On Tower Austria inclui o pagamento “incondicional” de 272 milhões de euros à Cellnex em 2028, mas a transação ainda depende da aprovação dos reguladores. Segundo a Cellnex, a subsidiária austríaca gerou 83 milhões de euros em receitas no ano passado e possui 4.500 torres.
A empresa de aluguer de torres de telecomunicações às operadoras, que em Portugal também tem a Digi entre os seus clientes, avança que este negócio vai permitir que o grupo continue a reduzir o seu endividamento, depois de um forte período de crescimento inorgânico via aquisições, incluindo no mercado português.
No comunicado em que confirma a alienação, a Cellnex diz também que, após o fecho da transação, irá “reavaliar as suas prioridades de alocação de capital”. Segundo a Bloomberg, a declaração está a ser interpretada pelos investidores como uma referência a um prometido programa de recompra de ações próprias, o que está a contribuir também para o encarecimento de 2,66% das ações da Cellnex em Madrid, para 34,35 euros cada título.
A venda da operação na Áustria sucede-se ao desinvestimento da Cellnex no mercado Irlandês, em março, por 971 milhões de euros. Também nesse mês, a Cellnex conseguiu obter o rating de investimento atribuído pela Standard & Poor’s, uma conquista importante para a empresa que, em 2022, anunciou o novo foco na desalavancagem e no crescimento orgânico, o que coincidiu com o novo ciclo de subida das taxas de juro.
Além disso, a Cellnex vendeu uma participação minoritária de 49% do negócio à Stonepeak. Mas, em entrevista ao ECO em maio deste ano, o CEO da Cellnex Portugal, João Osório Mora, garantiu que não está “previsto” que o grupo venha a sair também do mercado português: “Portugal tem efetivamente um track record bastante grande de crescimento e acreditamos que tem aqui bastantes oportunidades pela frente de crescimento”, afirmou o gestor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cellnex vende operação em Áustria avaliada em 803 milhões
{{ noCommentsLabel }}