Dono da Altice vende 24,5% da British Telecom a empresa indiana
Drahi decidiu vender 24,5% da British Telecom à indiana Bharti Global. Esta operação surge numa altura em que a Altice tem estado sob pressão para vender ativos de forma a reduzir a sua dívida.
O dono da Altice, Patrick Drahi, vai vender a sua posição de 24,5% na British Telecom (BT), avaliada em 3,2 mil milhões de libras (3,7 mil milhões de euros), à empresa de telecomunicações indiana Bharti Enterprises. O valor da venda à Bharti não foi revelado.
Drahi tinha entrado no capital da operadora britânica em 2021, numa decisão que gerou algum desconforto no Governo britânico de então, mas o magnata, que também é dono da Altice Portugal, tem estado sob pressão para vender ativos e reduzir a avultada dívida do grupo.
A operação ocorrerá de forma faseada. Inicialmente foi celebrado um acordo vinculativo com a Altice UK para a compra de 9,99% do capital. Os restantes 14,51% serão adquiridos após a autorização dos reguladores.
A Bharti, dona da segunda maior operadora de telecomunicações indiana, diz não ter intenção de comprar a totalidade da BT, nem vai pedir assento no Conselho de Administração. A compra ocorre depois de, em junho, o magnata mexicano Carlos Slim também ter adquirido 3,2% da BT.
Com esta notícia, as ações da BT estão a subir 6% esta segunda-feira, para 139 pence. As ações da BT já aumentaram 24% nos últimos seis meses, à medida que os frutos do seu plano de investimento a longo prazo para construir a rede de fibra ótica do país começam a materializar-se.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dono da Altice vende 24,5% da British Telecom a empresa indiana
{{ noCommentsLabel }}