AIP ensina a aplicar inteligência artificial aos negócios e emite certificados em NFT
AIP está a promover programa de formação sobre inteligência artificial aplicada aos negócios. Formandos receberão, no final, um certificado diferente do habitual: um NFT.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) está a dar formação sobre como aplicar a inteligência artificial aos negócios e, pela primeira vez, vai emitir os certificados em blockchain. O responsável, Jorge Gaspar, argumenta, em conversa com o ECO, que esta é uma iniciativa que vai “transformar a certificação da formação profissional em Portugal“.
A formação em causa arrancou esta segunda-feira e vai estender-se até quinta-feira. Ao longo destes quatro dias, 30 formandos (sobretudo, gestores e perfis técnicos, segundo Jorge Gaspar) vão aprender a usar a inteligência artificial nos seus negócios e a definir estratégias para implementar esta tecnologia.
No final, receberão, como é tradição, um certificado. Mas, desta vez, este terá uma natureza diferente: será um non-fungible token (NFT).
Embora tanto as criptomoedas como os NFT fiquem anotados em blockchain (uma espécie de livro de registos digitais não centralizado), as primeiras são tokens fungíveis. Isto é, à semelhança de uma nota de cinco euros, são divisíveis e permitem trocas diretas com ativos semelhantes). Já um NFT tem um valor que não é objetivamente divisível, como se se tratasse de uma carta colecionável.
Ora, os participantes do referido programa da AIP irão receber um NFT “especialmente desenhado para o efeito” como certificado. Ao ECO, Jorge Gaspar explica que o “poderão guardar nas suas carteiras digitais e apresentá-lo em qualquer lugar do mundo, sabendo que é seguro, universalmente verificável e resistente à falsificação“.
O responsável explica ainda que esta iniciativa faz parte de um projeto europeu, que está integrado na Next Generation Internet da Comissão Europeia.
A inscrição nesta formação também já tinha sido inovadora: em vez do método tradicional de candidatura, os formandos tiveram de interagir com um chatbot para garantir um lugar neste programa, que termina a 12 de setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AIP ensina a aplicar inteligência artificial aos negócios e emite certificados em NFT
{{ noCommentsLabel }}