Hoje nas notícias: Soares da Costa, KKR e autárquicas
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Num dia em que as capas dos jornais estão dominadas pelas declarações da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, em que considera que houve “desleixo e falta de comando” no caso da fuga de cinco reclusos na prisão de Vale dos Judeus, mas também pelas negociações do Orçamento do Estado, é ainda notícia o facto de o Ministério Público ter concluído que houve falência culposa na construtora Soares da Costa. Já o fundo KKR está a revender 700 milhões de euros da carteira de crédito malparado, conhecida como projeto “Nata”, que comprou em 2018 ao Novobanco por 1.750 milhões. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Ministério Público aponta para falência culposa na Soares da Costa
O Ministério Público considera que houve falência culposa na construtora Soares da Costa, que declarou insolvência com dívidas de 526 milhões de euros, e que Joaquim Fitas, que presidiu à empresa nos últimos oito anos, geriu “a seu bel-prazer os créditos para saldar”. O gestor vai a julgamento, mas o tribunal ainda não o conseguiu notificar. O Ministério Público qualificou a insolvência da empresa que já foi uma das maiores construtoras nacionais “como culposa”, e defende que é “necessário, proporcional e adequado” Joaquim Fitas ser proibido de exercer funções de gestão e condenado a indemnizar os credores da empresa.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Fundo KKR pôs à venda 700 milhões de malparado que comprou ao Novobanco em 2018
O fundo KKR está a revender 700 milhões de euros da carteira de crédito malparado, conhecida como projeto “Nata”, que comprou em 2018 ao Novobanco por 1.750 milhões. O consórcio Balbec-LX Partners, o fundo britânico LCM Partners e a Arrow Global são os únicos candidatos na corrida para avançar com propostas vinculativas, a ser entregues até 2 de outubro. A tranche colocada à venda corresponde a crédito secured (isto é, com garantias), o que significa que o “Nata” é, sobretudo, Real Estate.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Chega admite coligações com o PSD nas autárquicas
O secretário-geral do Chega, Rui Paulo Sousa, afirmou, em entrevista, que o partido ainda não delineou um objetivo concreto sobre o número de câmaras que quer conquistar nas eleições autárquicas do próximo ano. Mas, partindo do resultado das legislativas de março, o deputado do Chega assume que há “mais possibilidade de conquistar alguma câmara sozinhos” na zona sul do país, especialmente no Algarve ou parte do Alentejo. Já no Cento e Norte do país, Rui Paulo Sousa admite coligações do Chega “com partidos à direita”, nomeadamente com o PSD.
Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)
Famílias monoparentais e idosos são quem mais pede ajuda para pagar rendas
As famílias monoparentais, as pessoas que vivem sozinhas e os idosos são aqueles que mais pedem ajuda às câmaras, de acordo com um levantamento feito pelo Jornal de Notícias na Área Metropolitana do Porto. Maia, Porto, Gaia, Matosinhos, Arouca, Santo Tirso, Póvoa do Varzim e Vila do Conde são algumas das autarquias que têm apoios ao arrendamento, sendo que estes variam de acordo com os rendimentos das pessoas e das rendas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)
Casa mais cara de Portugal fica no Algarve e custa 27 milhões de euros
A casa mais cara em Portugal situa-se em Lagos, no Algarve, e está à venda por 27 milhões de euros, segundo o ranking elaborado pelo site Idealista. A moradia de luxo está integrada num lote de 3.200 metros quadrados, tem sete quartos e oito casas de banho, acesso a uma pequena ilha privada e a uma ponte romana e vista de mar a toda a volta, ficando junto a uma falésia. Tem ainda um spa, piscina exterior, elevador interno e um espaço para adega de vinhos.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Soares da Costa, KKR e autárquicas
{{ noCommentsLabel }}